Semana Municipal de Conscientização do Autismo leva crianças e adolescentes para viver uma manhã militar

Por Prefeitura de Manaus

03/04/2013 15h45

Icone audio

Um dia de militar. Foi assim a manhã desta quarta-feira, 03, para 37 alunos do Complexo de Educação Especial André Vidal e da Associação de Amigos dos Autistas do Amazonas (AMA) que visitaram o primeiro Batalhão de Infantaria na Selva (1º BIS), localizado no bairro São Jorge, zona Oeste. A programação faz parte da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, promovida pela Prefeitura de Manaus em parceria com outras instituições.

Coordenação e equilíbrio foram os principais desafios enfrentados pelos alunos. Além de praticarem as atividades psicomotoras, as crianças e adolescentes ainda puderam ver de perto a onça-pintada Juma, mascote do batalhão.

De acordo com o major Carlos César Brasil, que coordenou as atividades e é pai de um aluno do AMA, é importante que se estimule o autista em todos os sentidos, por isso sempre que possível o Exército também se envolve na causa e recebe os alunos de várias instituições ligadas ao tema.

“Nossa pista de pentatlo é composta por vários obstáculos, onde militar tem que transpor em velocidade. Com os autistas os exercícios visam desenvolver a coordenação motora e, paralelamente, incentivar a prática de atividade física. Nossa ideia é proporcioná-los um dia de militar, já que não poderão servir a pátria. Tenho certeza que foi um dia marcante para eles (autistas) e para nós”, destacou Brasil.

Para Gabriel Pereira, aluno monitor da AMA, o contato com a natureza foi o que mais lhe chamou atenção. “Vi onça, arara-azul, carneiros, patos e muitos animais. Foi um dia muito divertido para todos meus amigos e esperamos que até domingo outras pessoas possam se juntar a gente na Semana Municipal de Conscientização ao Autismo”, convidou.

Segundo o diretor da Escola Municipal André Vidal, Helivan Dantas, o autismo é um transtorno de desenvolvimento, caracterizado pela dificuldade na socialização, por isso a semana de conscientização é tão importante.

“Essa semana serve para abrir a mente da sociedade para esse assunto que é novo: o autismo. Novo para medicina e novo para educação, então nessa semana queremos trazer mais informação, porque com mais informação é que se combate o preconceito”, afirmou Helivan.

REPORTAGEM: Alita Menezes