Semana da Criança termina com oficinas de recreação no Espaço da Cidadania Ambiental

Por Prefeitura de Manaus

14/10/2015 16h47

Icone audio

espcidadamb (2)

 

A Prefeitura de Manaus encerrou na manhã desta quarta-feira, 14, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na zona Leste, a programação da Semana Ambiental da Criança, que teve início no último dia 9. A Semana teve a finalidade de levar crianças e adultos à comemoração do 12 de outubro com atividades desenvolvidas em unidades de conservação, áreas protegidas, parques urbanos e espaços de educação ambiental.

 

A estimativa é de que mais de 800 participantes, entre crianças, adultos e idosos, tenham sido contemplados com as atividades, oferecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) nos seguintes locais: Parque Municipal Nascentes do Mindu (Cidade de Deus), Parque Municipal do Mindu (Parque Dez), Parque Municipal Ponte dos Bilhares (São Geraldo),  Espaço Verde Campo Dourado (Cidade Nova) e Espaço Ecam do Uai Shopping São José (zona Leste).

 

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a programação foi um sucesso porque conseguiu levar diversão com mensagens ambientais para localidades em diversas zonas da cidade, com foco no combate às queimadas urbanas, plantio de mudas e reaproveitamento de resíduos sólidos.

 

“Na parte do reaproveitamento, o destaque foram os brinquedos feitos a partir da reutilização do pet que fizeram a alegria da garotada, a exemplo do vaivém e das bolsas feitas de embalagens tetrapak”, informou Araújo, ressaltando que em todos os locais a  interação com as comunidades do entorno foi excelente.

 

No Espaço Ecam, as crianças participaram de atividades como sessões de cinema ambiental e oficinas de desenho com temática voltada ao meio ambiente, além dos jogos ambientais. O Espaço, criado a partir de medida compensatória estabelecida pela Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), destina-se à realização de atividades de educação ambiental e é gerido pela Semmas, com a realização de oficinas de reaproveitamento do Programa Uniambiente. O Espaço Ecam conta também com uma exposição permanente de produtos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos.

 

“Nossa intenção, ao encerrar a programação no Ecam, foi a de atingir esse público flutuante que circula pelo shopping e também os moradores dos bairros e comunidades da zona Leste”, afirmou Raimundo Araújo.

 

Foto: Assessoria/ Semmas

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423