Seis muros e uma edificação desocupada são demolidos para liberar rua no Tarumã

Por Prefeitura de Manaus

27/08/2015 17h38

Icone audio

obrasirregtaruma (2)

 

Seis muros e uma edificação desocupada foram demolidos nesta quinta-feira, 27, em operação para desobstrução de uma rua no bairro Tarumã, na comunidade Pontal da Cachoeira, zona Oeste. O final da rua Encontro das Águas, em frente ao residencial Villa Suíça, foi ocupado irregularmente com a construção de muros por proprietários de imóveis.

 

Os responsáveis foram notificados e receberam termos para demolição voluntária, o que não havia ocorrido até esta manhã, levando os órgãos municipais a agirem com a demolição administrativa. Entre os muros, separando as divisas dos lotes, foi localizada até uma casa em construção, cuja estrutura de alvenaria e telhado estava erguida bem no meio da via.

 

A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), com a participação de equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Casa Militar, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal.

 

Nos próximos dias, equipes da Seminf vão atuar na área para que a rua Encontro das Águas volte a ser transitável.

 

A ocupação do logradouro público fere o Plano Diretor de Manaus, especificamente o Código de Posturas (lei 005/14), art. 39, no qual “é vedada a obstrução ou fechamento de logradouros públicos por meio de guaritas, cancelas, portões e elementos similares, exceto quando autorizadas pelo órgão municipal competente”.

 

Obstruções do gênero podem ser denunciadas junto ao Implurb, pelo Disque Ordem, no 161, em horário comercial, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Fotos: Assessoria Implurb

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287