Segurados aprovam metodologia no primeiro dia de atendimento do Censo Previdenciário
18/02/2016 7h48

Noventa e dois segurados, entre aposentados e pensionistas, compareceram à sede da Manaus Previdência, nesta quarta-feira, 17, cumprindo agendamento on-line realizado no site da autarquia ou da prefeitura, no primeiro dia de recenseamento do Censo Previdenciário da Prefeitura de Manaus.
A metodologia utilizada para o processo foi considerada ideal pelos recenseados e a atualização dos dados de cada um levou em torno de 30 minutos, tempo considerado bom pela coordenação do trabalho, mas que vai trabalhar para reduzir ainda mais. “Os equipamentos funcionaram normalmente. Os segurados trouxeram todos os documentos necessários e já regularizam sua situação junto ao Executivo Municipal. Agora, é esperar os agendados desta quinta-feira”, disse o diretor-presidente da previdência municipal, Marcelo Magaldi.
O coordenador do censo por parte da empresa Agenda Assessoria, Ronaldo Borges, destacou que os equipamentos e a equipe corresponderam muito bem. Segundo ele, os eventuais pontos de aperfeiçoamento no processo serão analisados em conjunto com a equipe, que está se reunindo continuamente após os trabalhos para um balanço conjunto das atividades do dia. “Esta é uma semana de ajustes. Mas, de antemão, percebemos que foi tudo muito produtivo. Nossos colaboradores souberam tratar o público-alvo, com carinho e respeito, e os segurados, por sua vez, também se sentiram à vontade e acolhidos”, disse.
A metodologia do recenseamento foi pensada para que não haja perda de tempo durante o processo. Assim, o primeiro momento do recenseado é na triagem, onde é verificado se os todos os documentos necessários para a atualização cadastral foram providenciados. Em seguida, há a coleta da foto digital e da biometria. O terceiro passo inclui a digitação e confirmação de alguns dados, finalizando com a digitalização. Cada uma dessas etapas envolve um profissional. Assim, à medida que um segurado sai de uma etapa, outro imediatamente começa o processo. No posto da Manaus Previdência estão alocados sete recenseadores e mais uma coordenadora, além da equipe de suporte de tecnologia.
Aprovação
A forma como está transcorrendo o censo agradou os segurados. Lucielma Souza, filha da aposentada Lucilita Corrêa de Souza, 64, aprovou a metodologia. Acompanhante da mãe, que tem locomoção reduzida e anda de cadeiras de rodas, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em 2010, Lucielma observou todas as etapas do recenseamento da mãe e em menos de 20 minutos já estava na última etapa do processo, digitalizando os documentos. “Estamos sendo bem tratados e a própria locomoção da minha mãe aqui, no prédio, está adequada”, disse.
A mesma opinião foi manifestada pela aposentada Cleide Rodrigues, 70. A filha agendou on-line o recenseamento para esta quarta-feira e de posse dos documentos, em minutos, cumpriu sua obrigação. “Minha filha tirou algumas dúvidas pelo telefone (Call Center) e me preparei para não dar duas viagens, caso esquecesse de alguma coisa”, relatou, acrescentando que mora no bairro Coroado, zona Leste. “Agora, só no próximo ano que vou precisar voltar, no período de recadastramento anual”, garantiu.
Texto: Marcia Claudia Senna
Foto: Manaus Previdência
Assessoria de Imprensa da Manaus Previdência: 92 3186-8030/ 99964-8999