Saúde supera as metas dos 100 dias
12/04/2013 8h34

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ultrapassou as metas estabelecidas para os primeiros 100 dias de governo, com ações prioritárias, integrada e resolutiva, levando em
consideração o perfil epidemiológico da cidade de Manaus. “A intenção foi executar ações para ampliar o acesso da população aos serviços básicos de saúde, melhorando o controle sobre as doenças mais relevantes no município e garantindo mais qualidade de vida para a população”, resumiu o secretário da Semsa, Evandro Melo.
Horário Ampliado nas UBSs
Uma das ações foi ampliar o horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde, estendendo-o até às 21h de segunda a sexta-feira de 7h às 17h aos sábados. Inicialmente, duas unidades em cada distrito de saúde (um total de oito unidades) atuariam com o horário estendido. Mas já são 10. Nos dois primeiros meses de horário ampliado, houve um incremento de 99,71% nas consultas médicas e 110,4% no total de atendimentos odontológicos.
Saúde Itinerante
Nos locais chamados de vazios assistenciais a estratégia utilizada pela Semsa foi o fortalecimento das ações do Programa Saúde Manaus Itinerante, que ofereceu serviços através das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, de Saúde Odontológica e Médico-Laboratorial. No total, foram realizados 19.316 procedimentos, incluindo ações como consultas médicas, ultrassonografias, mamografias, preventivos, aferição de pressão arterial, vacinação e exames laboratoriais, entre outros serviços.
Diabetes e hipertensão
O Plano dos 100 dias também deu destaque para doenças que provocam grande impacto junto à população de Manaus. É o caso da Diabetes, principal motivo da permanência de pacientes em hospitais por doenças crônicas, e da Hipertensão, maior causa de morte de pessoas por problemas cardiovasculares entre a população de Manaus. No mês de março foi registrado um incremento de 76,6% de pacientes hipertensos e diabéticos cadastrados de acordo com o Datasus, sistema de informação do Ministério da Saúde que disponibiliza informações sobre a Hipertensão e Diabetes, em relação a dezembro de 2012.
Redução de custos
A Semsa também conseguiu reduzir em 35,8% os custos financeiros, em um total de R$ 548.470,89, como foi recomendado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. Houve ainda a reorganização da frota de veículos da Semsa, com otimização de rotas e uso racional dos veículos oficiais, resultando em economia de aproximadamente R$ 380.000,00 neste ano.