Satélite
18/10/2010 12h49

A Prefeitura de Manaus apresentou nesta sexta-feira, 19, um rastreador monitorado por satélite e que vai controlar e agilizar a distribuição da merenda nas unidades da rede de ensino do município. O equipamento está sendo instalado nos veículos responsáveis pela entrega dos alimentos e faz parte de um projeto piloto das secretarias municipais de Administração (Semad) e de Educação (Semed), implantado em caráter experimental.
Caso seja aprovado, o sistema de rastreamento deverá ser implantado em todos os veículos de distribuição da Prefeitura, representando uma inovação no controle de cargas e resultando na racionalização do uso de combustível além de, no caso da Semed, agilizar a chegada da merenda nas escolas.
O software foi apresentado no Centro de Logística da Semed, na Torquato Tapajós, pelos subsecretários de Logística da Semad, Olavo Tapajós, e de Administração e Finanças da Semed, Antônio Ancelmo Araújo, além dos diretores de Logística Rubens Ranjel (Semad), e de Valdeir Andrade (Semed), que acompanharam os primeiros minutos do funcionamento do rastreador.
O sistema funciona por meio de um aparelho GPS que permite que o veículo seja monitorado via satélite pela internet. O primeiro veículo atendido foi um caminhão baú de distribuição da merenda escolar para a rede municipal de ensino.
Para efeito de testes inicialmente o veículo será monitorado por 30 dias. No primeiro momento será gerada uma massa de dados do veículo rastreado durante uma semana. Serão verificados parâmetros como controle de velocidade e pontos de distribuição, bem como a cerca eletrônica, que determina os locais por onde o veículo deve trafegar. Em seguida serão gerados os relatórios sobre o funcionamento do sistema, a fim de atestar a viabilidade da implantação do sistema no restante da frota.
Para o diretor de infra-estrutura e logística da Semed, Valdeir Andrade, o sistema deve facilitar a distribuição de merenda e material escolar, bem como viabilizar o cálculo e redução do tempo gasto entre os pontos de distribuição.
“Por meio desse sistema, o controle do fluxo dos caminhões ganhará mais agilidade, tornando mais rápido o fluxo de distribuição da merenda e do material escolar. Calcularemos o tempo gasto e, assim, será possível reduzir o tempo usado durante as rotas de distribuição”, disse Valdeir.
Para o subsecretário de Administração e Finanças, Antônio Ancelmo Araújo, o projeto gera, ainda, redução de gastos com combustível para a secretaria. “Trata-se de um projeto que, além de facilitar o controle da distribuição e logística da Semed efetivamente irá racionalizar custos com combustível”, afirmou Araújo.