Santuário de Nossa Senhora de Aparecida recebe ação de combate aos Aedes

Por Prefeitura de Manaus

02/02/2016 17h30

Icone audio

acaosantiarioaedes (2)

 

Agentes municipais de endemias realizaram nesta terça-feira, 2, uma ação educativa de combate ao Aedes aegypti durante a novena do santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no Centro de Manaus, que recebe aproximadamente 25 mil pessoas toda terça-feira.

 

A ação foi coordenada por profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que distribuíram folders educativos e orientaram os visitantes sobre as ações de prevenção ao mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.

 

A gerente do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), enfermeira Oriana Nascimento, destacou que a parceria com a paróquia representa mais uma das ações que estão sendo desenvolvidas pela Semsa para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “A novena reúne um grande número de pessoas e que moram em diferentes bairros, permitindo que as ações educativas tenham um alcance maior, beneficiando toda a população de Manaus”, explicou Oriana.

 

De acordo com o pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, padre Inácio Raposo, a parceria é uma forma de conscientizar a população sobre a importância para o cuidado que cada um deve ter quando se trata de combater o Aedes aegypti.

 

“Considerando os mais de 25 mil fiéis que participam da novena nas terças-feiras, nosso objetivo é apresentar o santuário como foco de atenção nessa grande luta, promovendo reflexão sobre as relações entre os seres humanos e o meio ambiente. Nesse caso vale mais o ditado das nossas avós: melhor prevenir do que remediar”, disse Inácio Raposo.

 

A professora Nazaré de Oliveira Campos, moradora do bairro Santa Etelvina (zona Norte), participa de forma freqüente da novena no santuário de Aparecida e acredita que as ações educativas são importantes e devem ser direcionadas para todos os públicos. “As ações de prevenção devem atingir adultos, adolescentes, crianças e idosos. É um trabalho essencial e eu mesma já levei material educativo que recebi aqui no Centro de Manaus e entreguei na comunidade para ajudar no combate ao mosquito”, informa Nazaré Campos.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Fotos: Assessoria / Semsa

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315