Ribeirinhos vão ganhar base do SAMU
14/04/2013 15h19

As 1.200 famílias das 26 comunidades às margens do Rio Negro vão ganhar base do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), postos de saúde reformados e ampliados, além de dois barcos da saúde com atendimento itinerante, tanto no Rio Negro quanto no Rio Amazonas e serviços de telemedicina. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, ao acompanhar neste sábado (13), o trabalho das Unidades Móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante (Saúde da Mulher e Médico-Laboratorial) que atenderam mais de 600 pessoas, desde a última quinta-feira (11), na zona ribeirinha.
“O objetivo do prefeito Arthur Virgílio Neto é oferecer aos ribeirinhos o mesmo atendimento de saúde que é feito na zona urbana. Não há diferenciação e vamos priorizar as pessoas mais vulneráveis e necessitadas que moram na zona rural. Por isso, pela primeira vez na história da saúde pública, estamos trazendo serviços nunca levados antes, como mamografia e ultrassom, além de oftalmologistas, com as unidades móveis em cima de balsa, usando nossos rios como estradas para atender a todos. Isso é inédito e estamos vendo de perto a satisfação dos pacientes”, enfatizou o secretário.
O pedreiro Roni Alves de Souza, que mora na comunidade Santa Maria há dois anos, estava ansioso esperando a mulher realizar o ultrassom na unidade móvel. No sexto mês de gravidez, ela somente havia feito uma vez o exame. “Estou muito feliz porque para fazer o primeiro exame, tivemos que sair da comunidade e ir de barco à zona urbana, o que sai caro. Agora, praticamente estou na frente da minha casa aguardando o resultado para saber o sexo do bebê”, comemorou.
Evandro Melo explicou que os benefícios à zona rural chegarão aos poucos. “A base do SAMU na zona fluvial terá uma técnica de enfermagem de plantão para fazer os primeiros socorros e levar o paciente ao hospital. Porque o serviço não é somente de remoção e sim de estabilização do estado de saúde. A ambulância do SAMU ficará no aguardo no porto para transporte ao hospital”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá construir também dois barcos para substituir a Unidade Móvel Fluvial Catuiara, para atender aos moradores dos rios Amazonas e Negro. “Também implantaremos o serviço de telemedicina, para que os exames possam ser avaliados por cardiologistas e outros especialistas online, para que tenhamos mais resolutividade no atendimento na zona rural”, afirmou.
O secretário também ficou de repassar ao prefeito Arthur Neto as reivindicações dos moradores sobre a Escola Municipal Luiz Jorge da Silva que está em reforma há dois anos e os 65 alunos, de 6 a 12 anos, têm que estudar em sala improvisada, sem ar condicionado ou qualquer tipo de conforto.
O presidente da Comissão de Lideranças do Rio Negro, Daniel Araújo, elogiou o atendimento das unidades móveis e os anúncios de novos serviços de saúde na área rural e disse que os ribeirinhos sentiram a diferença nos 100 dias de administração da nova gestão da Prefeitura. “Sentimos as mudanças e temos a certeza de que tudo está melhorando”, salientou.
Rio Amazonas e Rio Negro
Na semana passada, as Unidades Móveis e o Barco Catuiara atenderam mais de 500 ribeirinhos da comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e de outros municípios adjacentes, situados na área do rio Amazonas, que também tiveram a oportunidade de realizar exames especializados como mamografia, ultrassonografia e oftalmologia durante os três dias de atendimentos.
Durante os três dias de atendimentos, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Médico-Laboratorial atenderam também 12 comunidades próximas à comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao todo, foram realizados 140 mamografia, 31 ultrassonografia, além de 341 consultas com oftalmologista.
No Rio Negro, o atendimento iniciou no dia 11, no Posto de Saúde Mipindiaú. Na sexta (12) foi a vez do Cueiras, no sábado (13), em Santa Maria e neste domingo (14), na Costa do Araras. O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 17h.
Locais das Unidades Móveis de Saúde em toda a cidade:
Zona Norte: Rua Xavantes, Praça Marli Garganta, ao lado da Escola Municipal Marli Garganta, bairro Terra Nova – (Saúde da Mulher e Odontológica) – 11 de abril a 09 de maio;
Zona Sul: Parque do Idoso, Rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças – (Saúde da Mulher e Saúde Odontológica) -15 a 26 de abril.
Zona Oeste: Travessa Umbu, comunidade Ismail Aziz – BR-174, Km 2,5 ao lado da Escola Municipal Ismail Aziz – (Saúde da Mulher, Odontológica e Medico-Laboratorial) – 11 de abril a 08 de maio.
Zona Fluvial: Na área do rio Negro, os atendimentos acontecem nesta sexta-feira (12), no Cuieiras; e no sábado (13), em Santa Maria; e no domingo (14), na Costa do Araras.
Reportagem: Cláudia Barbosa