Reunião semanal discute implantação do BRT e conferência do meio ambiente
17/04/2013 15h23

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 17, com secretários de áreas técnicas da administração municipal. No encontro, foram discutidos diversos temas como a Conferência Municipal do Meio Ambiente, que acontece em junho, a execução de obras no período de verão e a implantação do Bus Rapid Transport (BRT), que tem R$ 323 milhões disponíveis para o projeto. A reunião aconteceu no Palácio Rio Branco, Centro.
De acordo com o prefeito, o contrato para início das obras do BRT deve ser reassinado ainda este mês. Apesar de não ser mais contemplada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, o programa ainda dispõe de recursos na ordem de R$ 323 milhões para a sua implantação em Manaus, o que deve ser feito através do PAC da Mobilidade.
A primeira fase envolve 19 quilômetros de pista, implantação de terminais de passageiros e paradas, além das desapropriações necessárias. “Nós não teríamos como implantar o BRT a tempo para a Copa do Mundo. Por isso ele saiu do programa. Agora, como está contemplada pelo PAC da Mobilidade, ganhamos tempo para a execução do projeto”, concluiu Arthur Neto.
Meio ambiente
Na conferência de meio ambiente serão abordados quatro eixos temáticos como a Produção e Consumo Sustentável, a Redução dos Impactos Ambientais, a Geração de Emprego e Renda e o Custeio do Manejo dos Resíduos Sólidos. Para cada eixo, será formado um grupo de trabalho para elaboração de propostas.
Ao realizar a conferência municipal, a Prefeitura de Manaus atende à diretriz do Ministério do Meio Ambiente (MMA), de realização de eventos que tenham como objetivo atender as diretrizes de redução da geração de resíduos sólidos, combate à poluição causada por resíduos doméstico, industrial, da construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, hospitalar, radioativo, entre outros.
Reportagem: Leonardo Fierro