Reunião com lideranças visa estreitar canal da prefeitura com as comunidades

Por Prefeitura de Manaus

10/04/2015 22h32

Icone audio

encomun (2)

 

Visando estreitar ainda mais a relação entre a prefeitura e as comunidades, profissionais da rede municipal de saúde participaram de uma reunião, nesta sexta-feira, 10, com 12 lideranças comunitárias da zona Norte. O encontro ocorreu na sede da Associação de Moradores do conjunto Boas Novas, na Cidade Nova, e contou com gestores do Distrito de Saúde Norte e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.

 

O encontro com as lideranças comunitárias faz parte das ações de gestão na rede municipal de saúde estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o objetivo de obter uma visão mais exata das dificuldades encontradas no acesso aos serviços de saúde da rede municipal. “É uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto realizarmos reuniões com a população nos Distritos de Saúde e mantermos um canal de comunicação com os moradores. A partir desse espaço, é possível buscar soluções e resolver os problemas de forma mais rápida. Além disso, também podemos identificar os pontos positivos a partir dos elogios que são feitos aos serviços e aos profissionais de saúde”, destacou Homero de Miranda Leão.

 

Para o industriário Elisvaldo Marques Vale, conselheiro local de saúde da Policlínica Anna Barreto e representante dos moradores no bairro Cidade de Deus, o mais importante do encontro com gestores da Semsa é reforçar a aproximação da população junto ao poder público para melhorar o atendimento em saúde. “Nós não tínhamos um diálogo com os gestores e esse foi um dos motivos para reunir as lideranças e reivindicar um espaço maior para discutir os problemas encontrados. O ideal seria fortalecer os Conselhos Locais de Saúde, que acompanham a rotina das Unidades de Saúde e podem identificar os problemas específicos de cada comunidade. Muita coisa já melhorou, mas precisamos continuar evoluindo”, afirmou Elisvaldo Vale.

 

A zona Norte de Manaus conta atualmente com duas policlínicas, seis Unidades Básicas de Saúde, um laboratório distrital e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Norte), 41 Unidades de Saúde da Família no padrão de 130 metros quadrados e 11 Unidades de Saúde da Família no padrão de 32 metros quadrados (antigas Casinhas). “Também há previsão para a reinauguração da UBS Arthur Virgílio, no conjunto Amazonino Mendes, e a inauguração da UBS Maria Mafra, no bairro Novo Aleixo. Outros projetos estão em andamento para a ampliação da rede municipal de saúde na zona Norte”, informou a gerente do Disa Norte, Luciana Marta Tavares Fabrício.

 

Fotos: Assessoria de Comunicação da Semsa