Restruturação da ponte Santa Etelvina segue com ritmo de trabalho acelerado
17/09/2015 18h16

Os trabalhos de restruturação da ponte localizada na rua Matrinchã, no bairro Santa Etelvina, na zona Leste, seguem em ritmo acelerado e a primeira etapa do trabalho foi concluída nessa quinta-feira, 17, com a demolição da estrutura antiga da ponte. A obra da Prefeitura de Manaus é executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e teve início há uma semana.
A área também já foi isolada com tapumes e sinalizada para orientar os motoristas que precisam desviar o tráfego. Para garantir o acesso aos pedestres uma ponte de madeira provisória foi construída. Segundo o subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Antônio Nelson, após a etapa de demolição da antiga estrutura é iniciado o trabalho de limpeza do local. A próxima etapa será o nivelamento e escavação da área para a implantação de uma nova estrutura.
“A previsão é que os trabalhos no local durem 120 dias. Essa é a oitava ponte que recebe intervenção, entre construção e reforma, desde 2013. O cronograma de obras ainda contemplará outras quatro estruturas, além da criação de novas ligações entre bairros”, destacou o subsecretário.
A nova ponte do Santa Etelvina terá estrutura mista com vigas metálicas e concreto armado que garantem maior durabilidade. Serão construídas duas faixas de rolamento, com quatro metros, para veículos leves e pesados, além de acessibilidade para pedestres e iluminação de led.
Alteração no fluxo
Para evitar transtornos ao tráfego de veículos no local, placas de sinalização para o desvio já foram instaladas no entorno do canteiro de obras.
Com a nova rota, o condutor que vier pela rua Matrinchã, no sentido Santa Etelvina-Centro, terá que entrar na rua F, em seguida pela via Tereza D’ávila, até chegar ao acesso da avenida Torquato Tapajós. Já aqueles que desejarem acessar no sentido contrário, o trajeto é o mesmo, mas de forma inversa.
Nos anos de 2013 e 2014, a Prefeitura de Manaus entregou à população as pontes do bairro São Jorge, em ambos os sentidos; do Augusto Montenegro; da rua Tereza D’ávila, no Santa Etelvina; da galeria do bairro Jesus Me Deu; e a do igarapé do Gigante, na Ponta Negra, zona Oeste da capital. Em 2015, já foram entregues as pontes Deputado Gláucio Bentes Gonçalves, no bairro da Paz, e a do Lírio do Vale, na rua da Paz.
Fotos: Alexandre Fonseca
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf):92 3642-3064