Prourbis incentiva coleta seletiva no bairro Jorge Teixeira
10/06/2013 16h37

Um total de 300 estudantes das escolas municipais Themístocles Gadelha, Paulo Pinto Nery e Álvaro Valle – localizadas no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus – arregaçaram as mangas para retirar o lixo acumulado pelas ruas do bairro. Com o enfoque na educação ambiental aliado à cidadania em benefício da comunidade, os estudantes participaram da 5ª Mobilização para Coleta Seletiva, uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis), desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).
Durante a mobilização, os estudantes percorreram as ruas adjacentes às escolas municipais para coletar materiais recicláveis, previamente separados pelos moradores do bairro. “Nós realizamos essa ação todos os meses, envolvendo as escolas, os alunos e os moradores. Nos dias que antecedem a mobilização fazemos um processo de conscientização dos moradores para que eles separem o lixo que pode ser reciclado. E, no dia da mobilização, os estudantes visitam as ruas e casas recolhendo esse material, que geralmente é jogado no lixo comum”, explicou o coordenador geral do Prourbis, o arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.
Neste mês, a mobilização teve um estímulo a mais. Uma gincana entre as escolas foi estipulada pela coordenação do programa, em parceria com a Associação de Reciclagem de Prevenção Ambiental (Arpa), como forma de incentivar os alunos a participarem da ação. “Mapeamos as áreas de intervenção do programa, nas proximidades das escolas. Vamos premiar os alunos da escola que mais conseguir coletar materiais recicláveis”, explicou.
Confiante na vitória de sua unidade escolar, a aluna da 7ª série da Escola Municipal Themístocles Gadelha, Suzy Gabriela Araújo, 14, está ciente sobre a importância da coleta seletiva.“ É importante para nosso bairro, porque muitas pessoas jogam muito lixo na rua, como garrafas pet. Esse material polui nossos igarapés e também pode entupir os bueiros causando alagações em nossas casas”, disse.
Com dois sacos de material reciclável na mão, o aluno João Brito, 12, também está dando como certa a vitória de sua escola. “Só eu coletei 55 garrafas pet e também papelão. Eu acho que esse trabalho vai ajudar a comunidade porque se esse material ficar no lixo, vai poluir o igarapé, entupir os esgotos e nos prejudicar. Esse material deveria ser usado para fazer brinquedos para as crianças”, ressaltou.
A aluna Tainá Batista dos Santos, 12, pediu ajuda aos moradores do bairro. “Eu queria pedir que os moradores não joguem lixo nas ruas. Se todos nós ajudarmos, poderemos reciclar mais e manter nossa comunidade limpa”, disse.
Comunidade
Para os moradores, a ação desenvolvida pelo Prourbis contempla as necessidades da comunidade. “Na minha opinião, esse projeto vai nos dar mais cidadania, vai fazer um trabalho bom para nossa comunidade. Aqui, nós não temos praças e nem creches. Tudo isso que está previsto no PROUBRIS vai ajudar a nossa comunidade. Essa ação do lixo realizada hoje é uma prova disso. Ela vai ajudar a manter nossas ruas limpas, para não acumular e trazer doenças para nós. Aqui, quando chove a rua vira, praticamente, um rio e o lixo vem para dentro de nossas casas. É muito importante essa ação, principalmente, com a colaboração dos moradores”, disse a dona de casa, Elegria Santos.