Proprietário do mercadinho interditado é multado e autuado
15/02/2013 15h40

O Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) autuou e multou, na manhã desta sexta-feira, 15, o proprietário do imóvel comercial e residencial localizado na rua Jorge Baird, Vila Amazonas, Adrianópolis, que havia sido interditado na manhã de quinta-feira, 14, pela Defesa Civil e pelo próprio Implurb. O proprietário descumpriu a determinação para providenciar a imediata retirada dos moradores bem como de fechar o estabelecimento comercial. Fiscais do Implurb que retornaram hoje ao local encontraram duas famílias ainda no prédio e o mercadinho funcionando. Além do auto de infração, foi aplicada uma multa de R$ 1.420,75 ao comerciante Francisco Carlos Sales Gomes.
Segundo técnicos da Defesa Civil, a propriedade apresenta risco de desabar, a estrutura está com grandes rachaduras, as paredes deterioradas e instalações elétricas à mostra, comprometendo toda a edificação – um prédio de três andares, que tem mercadinho e 28 apartamentos para alugar.
A interdição do Implurb foi feita no dia 14, para fins de regularização do Habite-se, que o dono não possui, e em razão de parte do prédio ter desabados no dia 8. Parte do corredor usado por moradores do segundo andar havia caído e os dois apartamentos próximos foram interditados.
As 16 famílias que estavam morando no lugar foram orientadas a deixar o prédio imediatamente. O proprietário garantiu que faria os ajustes necessários recomendados pela Defesa Civil e Implurb, mas nada havia feito até esta manhã. Quanto à permanência de residente no local, os órgãos não têm como obrigar as famílias a se retirarem, mas é uma questão de segurança e respeito à vida, já que o imóvel está comprometido em sua estrutura.