Propostas da III CMMA de Manaus são enviadas ao Poder Legislativo
20/06/2013 0h10

As propostas que resultaram da III Conferência Municipal do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Manaus, começaram a ser encaminhadas ao Poder Legislativo pelos participantes da Comissão Organizadora Municipal (COMU) do evento. Reunidos na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os participantes avaliaram como satisfatória a realização da Conferência e se comprometeram a dar andamento às postulações dentro da área de atuação de cada órgão e entidade de classe.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, informou que da parte da Semmas a primeira providência tomada foi o encaminhamento do conjunto de proposições (um total de 80, incluindo as 20 dos eixos temáticos da conferência aprovados em plenária) aos vereadores e deputados.
“O trabalho da Comissão Organizadora da Conferência Municipal do Meio Ambiente não se encerra com a realização do evento. Agora, cabe a nós cobrarmos a implementação das propostas”, observou a secretária. Entre os participantes da COMU, estão o vereador Everaldo Farias, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus, e o deputado estadual Luiz Castro, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Segundo Everaldo Farias, as propostas serão estudadas pelo setor jurídico da Câmara para que possam ser implementadas como políticas públicas. A secretária Kátia salientou que os primeiros resultados desta conferência já começam a causar mudanças no setor empresarial. “Grandes grupos do setor de produção de bebidas, pilhas e baterias estão buscando orientações junto à Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) para aplicar o sistema de logística reversa de seus produtos”, adiantou.
Avaliação
A reunião de avaliação, realizada no gabinete da Semmas, na última segunda-feira, 17, serviu também para a apresentação de um balanço geral da conferência.
O evento teve um total de 749 inscritos, sendo 262 ausentes e 487 conferencistas credenciados, dos quais 64% pertencentes à sociedade civil, 26% do Poder Público e 10% empresariado. Outro aspecto observado foi o da participação feminina no evento. No total, 298 mulheres (74%) e 198 (26%) homens participaram da conferência, o que demonstra a predominância feminina enquanto representantes das associações, cooperativas e lideranças comunitárias. Os questionários de avaliação respondidos pelos participantes demonstraram que houve a garantia de representatividade dos três segmentos – 53% sociedade civil, 36% poder público e 11% empresariado -, de acordo com o percentual proposto pelas comissões organizadoras das conferências nacional e estadual do Meio Ambiente.
A pesquisa revelou também que a maioria (74%) participava pela primeira vez de uma conferência. A funcionária da Semulsp Marta Cila, que representa o segmento dos catadores na COMU, informou que foi a primeira vez que os catadores participaram da CMMA. “Essa conferência foi um aprendizado para o nosso movimento, que estará melhor preparado para a etapa estadual”, disse ela. Entre os participantes da COMU, estão os presidentes das comissões de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus e da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.