Projeto Viver com Saúde enfatiza o cuidado com as pessoas

Por Prefeitura de Manaus

06/12/2013 17h43

Icone audio

projvivercsaude2

 

A terceira edição do projeto “Viver com Saúde”, da Prefeitura de Manaus, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nesta quinta-feira, 05, promoveu a prática saudável e a mudança de comportamento como forma de se cultivar saúde. Com vários serviços de saúde para a população, como vacinação antirrábica, teste de dependência à nicotina, acompanhamento do Bolsa Família, ginástica, jump, aeroboi, step, pilates, Qi-Gong, capoeira, atividades lúdicas (cama elástica, perna de pau, corda e corrida de saco), tênis de mesa, futsal, basquete, treinamento funcional e circuito (quadra de areia), caminhada orientada e passeio ciclístico, o evento reuniu mais de cinco mil pessoas no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova.

 

A Semsa disponibilizou duas Unidades Móveis de Saúde para o local do evento, a da Mulher e de Odontologia, que permanecem até o dia 13 de dezembro, com a realização de mamografia, preventivo e serviço odontológico.  “Promover saúde é cuidar do bem estar das pessoas, é incentivar o lazer e o prática de esportes. Por isso, o prefeito Arthur Neto quer o Programa Viver com Saúde em todos as zonas da cidade, para que toda a população possa ser beneficiada”, disse o secretário municipal de saúde, Evandro Melo.

 

As equipes técnicas das Ações de Saúde da Mulher e Saúde do Homem, da Semsa, lançaram durante o evento a “Campanha Brasileira do Laço Branco”, que tem por objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher, em parceria com as ações dos movimentos de mulheres, feministas e de outros movimentos organizados em prol da equidade de gênero e justiça social. Ela acontece em alusão ao dia 6 de dezembro de 1989 quando um homem assassinou 14 mulheres no Canadá, declarando ódio às feministas, o crime ficou conhecido como “Massacre de Montreal”.

 

Criado em 2003, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, comemorou seus 10 anos de prestação de socorro à população em casos de emergência, participando do “Viver com Saúde”. Com demonstração de primeiros socorros e orientando a população quanto ao grave problema do registro de trotes ao 192, que atrapalham o socorro urgente ao usuário e a importância dos motoristas no trânsito de Manaus a darem passagem e facilitar o livre acesso das ambulâncias.

 

Associações parceiras de apoio às pessoas soropositivas e profissionais do sexo, participaram do encerramento da Campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids, que aconteceu durante esta 3ª  etapa do projeto “Viver com Saúde”. Foram oferecidos testes rápidos de HIV, distribuição de preservativos (masculino e feminino), gel lubrificante e material educativo orientando a prática de sexo seguro. A Associação Garotos da Noite – AGN, conta com cerca de 112 garotos de programa cadastrados, além de atender também garotas de programa, travestis e pessoas portadoras do HIV.

 

Reportagem: Marcelo Mendes
Departamento de Comunicação-Semsa/3236-8315