Projeto ‘Rios Voadores’ tem aula inaugural em escola municipal
15/09/2015 14h48

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol, localizada no bairro São Francisco, zona Sul, tiveram nesta terça-feira, 15, a aula inaugural do projeto ‘Rios Voadores’. Com o tema ‘Rios Voadores, a Amazônia e o clima brasileiro’, os alunos vão aprender sobre a preservação do meio ambiente e entender como funciona o fenômeno dos rios que influencia na climatização do planeta.
De acordo com a assessora de Educação Ambiental, da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ 1), Valdenice Barreto, o projeto vai ser trabalhado a partir deste mês de setembro com os 31 alunos do 3º ano e segue até o final de novembro. Os resultados do trabalho serão expostos na primeira quinzena de dezembro.
Ainda segundo Barreto, a ideia principal do projeto é levar ao conhecimento dos alunos a importância da preservação da natureza para benefícios futuros.
“Vamos trabalhar a questão socioambiental, os recursos hídricos, a preservação da natureza. Tudo por meio do fenômeno Rios Voadores, que é uma massa de ar com grande quantidade de umidade que se desloca sobre os continentes. É o vapor da água que está na atmosfera e que também se movimenta com o vento. Os alunos vão aprender a importância da preservação de uma árvore, onde começa todo esse processo”, informou.
Como a escola está situada próxima a um igarapé, a professora ainda destacou que serão realizadas pesquisas de campo para que os alunos possam entender de perto o que pode acontecer se não houver algum tipo de preservação. Segundo a professora da turma, Marilene Brandão, antes do projeto, os alunos já trabalharam sobre o tema água. Ela destacou que os trabalhos do projeto Rios Voadores somam-se a este conhecimento adquirido.
“Agora, com o projeto, os alunos poderão explorar mais esse conteúdo e realizar pesquisas. É bom para o conhecimento e para que eles possam se tornar cidadãos mais conscientes”, relatou.
Na aula inaugural, os alunos realizaram apresentações sobre o que já aprenderam sobre a água e um musical sobre a importância da preservação.
Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Cleomir Santos/Semed
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054