Projeto “Oca vai à escola” realiza ações na Escola Municipal Isabel do Carmo

Por Prefeitura de Manaus

29/04/2016 17h39

Icone audio

projocaesc (2)

 

O projeto “Oca vai à escola” realizou a primeira ação na Escola Municipal Isabel Victoria do Carmo Ribeiro, na comunidade Piorini, Colônia Terra Nova, zona Norte, nesta sexta-feira, 29. A programação aconteceu em tempo integral e envolveu 550 alunos da educação infantil e do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em atividades socioambientais e educativas.

 

A ação é uma realização das Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Garis da Alegria e Organização Não Governamental (PNG) PAN Sauim.

 

De acordo com a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental, Gina Gama, é importante trabalhar desde cedo à questão ambiental com as crianças. Para gestora, o projeto na escola marca o início de uma conscientização dos alunos sobre o meio em que vivem.

 

“Esse projeto piloto traz atividades exclusivamente ambientais, como filmes educativos, exposições sobre o sauim-de-coleira, noções sobre reciclagem, os cuidados com meio ambiente e outras orientações”, salientou.

 

Ideia

A diretora da escola, Willza Kashimura, disse que não tinha ideia que ao convidar a equipe técnica das Ocas do Conhecimento Ambiental para realização de ações fosse despertar a criação do projeto piloto. Para a educadora foi gratificante poder contribuir para o começo de atividades em prol da educação ambiental do município de Manaus.

 

“Fico feliz em saber que a ideia foi abraçada pela coordenação. No primeiro momento convidamos a Oca para termos um momento de conhecimento, além de incentivar os nossos alunos a terem acesso a educação ambiental”, disse.

 

Uma das parceiras do projeto, a Semmas, levou os jogos ambientais, distribuição de mudas ornamentais e frutíferas, palestras sobre o Caramujo Africano e vídeos educativos sobre as queimadas.

 

Para o chefe da Divisão de Educação Ambiental da secretaria, Raimundo Araújo, é fundamental tratar a temática com os alunos desde cedo.

 

“Nós entendemos que é na base da educação, onde as crianças estão começando a inserir os conceitos, que nós podemos mudar a geração do futuro”, destacou.

 

Programação

A programação contou com a apresentação dos Garis da Alegria, Ecobrinquedoteca com tapetes de jogos, videoteca ecológica, filmes temáticos, apresentação da personagem “Bruxinha” LEPAP da Semed com a apresentação do “O soldado cabeça de papel” com material feito de origami, além da exposição dos totens e palestra sobre o Sauim de Coleira e doação de mudas.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054