Projeto ‘Feira limpa, saúde legal’ chega à Feira da Banana

Por Prefeitura de Manaus

24/07/2013 18h07

Icone audio

Os permissionários da Feira da Banana receberam nesta quarta-feira, 24, o projeto ‘Feira Limpa, Saúde Legal’, que está sendo implantado pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab), para reorganizar o setor por meio de um trabalho de combate ao lixo.  O programa foi apresentado pelo secretário Jefferson Praia, que anunciou as mudanças que a estrutura sofrerá nos próximos meses.

Os feirantes foram orientados sobre a parcela de contribuição que deverão dar no sentido de acompanhar o projeto, participando dos cursos que serão oferecidos, auxiliando na manutenção da feira, usando o fardamento completo e fiscalizando o patrimônio público.

Cada permissionário passará por uma longa reciclagem e terá de participar dos cursos de manipulação de alimentos, higiene e limpeza, curso para administrar bem o negócio e atendimento ao cliente. “O feirante só irá ganhar certificado demonstrando aptidão nas vendas se realizar todos os cursos”, disse Praia.

A comissão gestora da feira da Banana aproveitou o evento para anunciar as mudanças que serão implementadas no local. Nos próximos dias, a comercialização de banana será realizada em caixas e não mais em cachos. Outro ponto importante serão as 40 câmeras que serão instaladas para fiscalizar a feira. Os caminhões que transportam as mercadorias não poderão mais ficar estacionados durante todo o dia. A feira, além dos mutirões de limpeza, terá diariamente o recolhimento do lixo e de entulhos.

“As mudanças irão acontecer para o bem de todos, é importante que tenhamos o aponho de cada um de vocês. Todo piso será trocado por cerâmicas novas para dar visibilidade ao ambiente.”, observou Moacir Sintrão.

As mudanças na feira da Banana irão contar com a participação de um trabalho em conjunto, que envolverá a Divisão de Vigilância Sanitária (DVisa), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Tr6ansito (ManausTrans), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e sustentabilidade (Semmas), secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços Público (Semulsp), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae).