Projeto do antigo Hotel Cassina está em Brasília para revisões finais

Por Prefeitura de Manaus

03/12/2015 16h49

Icone audio

hot2O projeto de requalificação do antigo Hotel Cassina, localizado na rua Bernardo Ramos, Centro Histórico, está na fase final de análise para aprovação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O projeto arquitetônico básico, de autoria do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem status aprovado no Instituto, seccional Amazonas, e o que está em revisão no escritório de Brasília são as pastas de orçamento e engenharia.

 

A requalificação faz parte do pacote de obras incluídas no PAC Cidades Históricas, que tem recursos do Governo Federal. Nos próximos dez dias, técnicos, engenheiros e arquitetos do Implurb vão responder as anotações técnicas enviadas pelo Iphan Nacional, para que o processo siga e tenha concluída sua total aprovação pelo órgão federal. A obra tem previsão para começar em 2016.

 

Classificado como unidade de preservação histórica de primeiro grau e em área de tombamento histórico, a edificação é datada de 1899, com influência de vários estilos arquitetônicos. A proposta de intervenção é transformar o antigo Hotel Cassina em Centro de Arte Popular, criando uma ampla sinergia cultural com os outros espaços existentes no entorno imediato, como o Paço Municipal e o Café Les Artistes.

 

Hoje o prédio está sem atividade, com vãos fechados inferiores para evitar ações de vandalismo e depredações. O projeto manterá muitas características originais, restauro de elementos ainda presentes e terá a criação de novas formas com materiais mais contemporâneos, causando o contraste entre o antigo e o novo. O novo em razão, inclusive, de padrões de acessibilidade universal.

 

A requalificação prevê dois pavimentos. No térreo haverá lobby, elevador, recepção, banheiro e uma área de exposição. No primeiro pavimento ficarão uma biblioteca, salas de curso, copa, bar, áreas de mesas e terraço.

 

Fotos: Assessoria Implurb

 

 

Assessoria de Comunicação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb): 92 3625-6287 / 98401-1299