Projeto de escola municipal representará o Amazonas em etapa nacional de Olimpíada de Robótica

Por Prefeitura de Manaus

29/09/2016 10h10

Icone audio

olimprobot

 

A Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho, no Tancredo Neves, foi o grande destaque da etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no Centro Educacional Drihelly Barbosa, no Coroado, zona Leste, com duas equipes premiadas.

 

A primeira, Alfa Kepler, ganhou o prêmio de melhor escola pública e a segunda, Apollo Sirius, ficou em primeiro lugar na categoria nível Fundamental (9º ano) e representará o Amazonas na etapa nacional da competição.

 

A olimpíada tem a chancela do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A etapa nacional da OBR acontecerá no dia 23 de outubro, em Pernambuco.

 

De acordo com diretor da escola, Oswaldo Neto, 23 alunos do 6º ao 9º ano participam do projeto “Robótica educacional e automação” da unidade de ensino. Ele disse que a exigência para os alunos participarem do grupo de robótica, na escola, é ter média a partir de 8 em todas as disciplinas.

 

Segundo ele, os estudantes têm aulas no contraturno escolar para se dedicarem ao projeto. Oswaldo afirmou, ainda, que vencer a etapa Estadual, desbancando outras escolas públicas e privadas do Amazonas, trouxe um incentivo a mais à equipe.

 

“É muito importante essa oportunidade, por se tratar de uma escola pública, localizada na zona Leste de Manaus. A escola é um ponto de referência do bairro”, explicou ele, que lembrou o crescimento da unidade no Índice de Educação Básica (Ideb) de 2015, quando a escola passou de 2,7 para 4,1.

 

A aluna do 9º ano, Laís Sampaio, 14, participa do projeto de robótica da escola desde o ano passado. Ela integra a equipe Apollo Sirius, que representará o Amazonas na fase nacional da OBR, em Pernambuco.

 

Feliz com a primeira colocação, a estudante explicou que participou da elaboração de um robô feito com uma placa de domínio livre. Para aluna, a conquista foi algo especial e mostra o valor do aluno da rede pública municipal de ensino.

 

“Foi algo gratificante chegar ao campeonato e vencer. Agora vamos para a etapa nacional e pretendemos alcançar nossa meta e ficar bem colocados. É uma conquista importante por sermos de uma escola pública”, contou a adolescente, que destacou o incentivo recebido por parte dos professores e do diretor da escola.

 

Outro aluno que ficou feliz pela colocação, foi Wesllen Vasconcelos, 15, que é estudante do 9º ano e faz parte da equipe Alfa Kepler, da escola. Na competição, a Alfa Kepler ganhou a premiação de melhor projeto de escola pública e de acordo com Wesllen, a robótica na escola só veio para somar com o processo de ensino e aprendizagem.

 

“Esse projeto mudou bastante o nosso dia a dia, porque estamos trabalhando com uma coisa que antes não tínhamos contato. Sempre fui muito curioso na área tecnológica e o que aprendi no projeto pretendo levar adiante num curso superior”, enfatizou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054