Projeto da nova Eduardo Ribeiro passa por ajustes

Por Prefeitura de Manaus

10/03/2015 16h17

Icone audio

novaeduardo (2)

 

A Prefeitura de Manaus e o Governo do estado participaram nesta segunda-feira, 9, e terça-feira, 10, de reuniões conjuntas para promover ajustes nos projetos de ambos para o Centro Histórico de Manaus, especificamente para o projeto Nova Eduardo Ribeiro. O objetivo é dar celeridade à tramitação e aprovação do mesmo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

As reuniões contaram com a presença do presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita; do diretor de Planejamento Urbano, Laurent Troost; e do diretor do Pac Cidades Históricas, Antônio Nelson, por parte da prefeitura; além da diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Regina Lobato.

 

Os ajustes são necessário porque a prefeitura, por meio do Implurb, desenvolveu um projeto de requalificação da Eduardo Ribeiro e o governo do Estado, por meio da SEC, também tem um projeto para a área, em andamento no Iphan, que prevê a recuperação da linha de bonde na via. As reuniões visam compatibilizar os dois projetos. “Vamos seguir com as análises técnicas para dar nova entrada no Iphan, alinhando os projetos e adicionando os detalhes do bonde”, explicou Laurent Troost, informando que isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

 

“Esse projeto conjunto é de vital importância para o PAC, uma vez que a Eduardo Ribeiro é o corredor principal que interliga os demais projetos”, diz Antônio Nelson.

 

A Eduardo Ribeiro é uma das vias mais importantes do Centro Histórico de Manaus. Datada do século XIX, tem desempenho essencial à dinâmica socioeconômica da cidade. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Manaus pretende resgatar a avenida, devolvendo-lhe o charme e dotando-a de melhorias e arborização. Esse é um dos mais importantes projetos da prefeitura para execução ainda em 2015. As plantas já estão no Iphan para aprovação, por se tratar de área de interesse histórico.

 

O projeto de revitalização abrange a avenida principal em toda sua extensão e os cruzamentos com as vias Sete de Setembro, rua Henrique Martins, rua Saldanha Marinho, rua 24 de Maio e a rua José Clemente, além de apenas as esquinas da rua Monsenhor Coutinho.