Programação no Largo São Sebastião marca o Dia Mundial da Saúde Mental
09/10/2015 14h26

Atividades lúdicas, recreativas e artísticas com apresentação teatral, além de exposição ‘Memórias da Loucura’ serão atrações do encontro que os profissionais das secretarias municipal e estadual da Saúde (Semsa e Susam) promoverão neste sábado, 10 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.
A programação vai acontecer no Largo São Sebastião, das 16h às 19h, e pretende reunir profissionais de saúde, familiares e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a ideia é mobilizar a população para uma reflexão sobre a saúde mental e estimular o protagonismo de pacientes e familiares no Sistema Único de Saúde (SUS).
A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da Semsa, Efthimia Simões Haidos, informa que a Semsa vem trabalhando para fortalecer a rede de atendimento em Saúde Mental, visando sua expansão. “Agora nós vivemos um novo momento da Saúde Mental com a preparação para inauguração de mais dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ainda nesse mês de outubro. Um deles irá atender pessoas com histórico de uso abusivo de álcool e outras drogas e ambos irão funcionar 24 horas”, adiantou.
A rede municipal já disponibiliza atendimento com um Caps, na zona Sul, para atendimento de pacientes adultos com transtornos graves e crônicos, estimulando a autonomia e a integração social e familiar. Também existe o serviço de um Caps, na zona Leste, que atende crianças e adolescentes. Além disso, a Semsa oferece atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, em casos de transtornos mais leves e para o acompanhamento de pacientes já em tratamento.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315