Programa de Erradicação do Trabalho Infantil celebra Dia das Crianças
13/10/2016 14h44

Crianças e adolescentes inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) receberam, nesta quinta-feira, 13, uma programação especial. A abertura iniciou às 8h30, no Centro Estadual de Convivência da Família Madalena Arce Daou, na Av. Brasil, s/n, bairro Santo Antônio, zona Oeste.
O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), teve como tema: “Criança é para Brincar, Inventar e Sorrir. Diga não à Exploração do Trabalho Infantil” e contou com a apresentação da Fanfarra dos alunos da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).
De acordo com a gerente do PETI, Iracilda Nascimento, o evento foi mais que uma opção de diversão e lazer. Para ela, é preciso fazer com que eles entendam que o mundo sem trabalho infantil é melhor, e conscientizá-las que eles possam enxergar o trabalho lá na frente de forma diferenciada e bem mais capacitados.
“O dia é voltado exatamente para essas crianças que foram identificadas em situação de trabalho infantil, especificamente em situação de malabares. Nesse evento, alusivo ao dia da criança, estamos juntando todas as redes de proteção em prol dessas crianças e adolescentes que precisam desse olhar diferenciado” disse Iracilda.
Além da apresentação da fanfarra, o evento contou com apresentações de dança, musical e teatro, divulgação dos serviços e atividades recreativas. Também foram realizados cadastro dos adolescentes e jovens nos Programas de Aprendizagem – CIEE e PROJAR; Dinâmicas de Grupos e Oficinas de Pintura – Equipe de Pedagogia da Uninorte/Laureate; Oficina de Dança – Tecidos Acrobáticos; Oficina de Skate; Torneio de Futsal; Sorteio de Brindes.
O PETI atende crianças e adolescentes, em sua maioria de 34 famílias assistidas pelos CREAS e CRAS, realizando articulação com a educação, saúde e programas de aprendizagem. Em sua maioria, os jovens participantes do programa, foram identificados em situação de malabares.
A Psicóloga Keila Gomes, do instituto Pequeno Nazareno, explicou que o foco do trabalho são as crianças e adolescentes que estão no semáforo. “O Pequeno Nazareno trabalha a abordagem social com crianças e adolescentes em situação de rua, então nosso público principal, nesse evento, são os meninos que estão em situação de trabalho infantil e exploração, seja ela sexual, ou qualquer outro tipo de exploração em situação de rua”, concluiu.
Texto: Anne Guedes
Fotos: Karla Vieira / Semcom
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 3215-4616


