Profissionais de educação são homenageados por trabalhos realizados na área
23/10/2015 15h35

Profissionais da educação foram homenageados na noite desta quinta-feira, 22, com a outorga da Medalha de Mérito Educacional. A solenidade, promovida pelo Conselho Municipal de Educação de Manaus (CME), aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque Dez, zona Centro-Sul. O evento contou ainda com a entrega das placas de condecoração aos profissionais e instituições com relevantes serviços prestados em prol da educação na capital amazonense.
Esta é a primeira vez que o prêmio é entregue a profissionais que se destacaram na educação do município, como gestores, pedagogos e professores. De acordo com a presidente do CME de Manaus, Maria das Graças Cascais, a escolha das pessoas agraciadas foi feita após análises curriculares e elas representam a categoria. “É uma noite muito importante, pois agracia os professores que dedicaram a vida em prol da educação do município”, contou.
A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, disse que o prêmio, de iniciativa do CME, entusiasmou os profissionais da rede. “É sempre bom celebrarmos aqueles que fazem a diferença na sociedade, que são os educadores. São profissionais que militam ou que militaram e deram suas vidas para melhorar a vida de outras pessoas por meio da educação. A iniciativa do CME, da qual fazemos parte e somos parceiros é um reconhecimento àqueles que podem ainda promover um fio de esperança, de mudança dessa situação tão crítica que estamos vivendo no País. Seja do ponto de vista moral, político, ou ambiental, só a educação vai mudar essa realidade”, destacou a secretária.
As Medalhas de Mérito Educacional têm como patronos personalidades que dignificaram o magistério no âmbito municipal como exemplo de dedicação. Entre os agraciados esta a professora mestre Sônia Maria de Araújo Peixoto, representante da Semed, que recebeu a Medalha Professora Eliana de Freitas Moraes (Personalidade Benemérita). Ela destacou que a homenagem não é apenas para ela, mas para toda a categoria que trabalha com a educação na cidade.
“É muita responsabilidade porque não é uma medalha para uma pessoa. É para uma categoria, de um trabalho de longo tempo que vem sendo reconhecido publicamente. É a valorização do magistério”, disse.
Os outros agraciados com medalhas foram: a professora Madalena Alves de Farias, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SInteam), que recebeu a Medalha Professora Cínthia Régia Gomes do Livramento; a professora Leila Dorotéia de Castro, representante do Sinteam, que recebeu a Medalha Professora Eliana do Socorro Pacheco Braga; representando o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/AM), a professora Eliete Jacquiminouth Aires recebeu a Medalha Professora Marly Barbosa Garganta; e a professora Marta Maria Carneiro Brasileiro Lira que recebeu a Medalha Professora Gelcy Sena Abrantes.
Pelos relevantes serviços prestados em prol da educação em Manaus, o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco, foi um dos que recebeu a placa de condecoração. Outras duas placas foram entregues à Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e à Creche Zezé Pio de Souza.
Estiveram presentes na cerimônia representantes da Semed, do CME/Manaus, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe/AM).
Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054