Profissionais da Semsa iniciam cursos de especialização pelo Hospital Sírio-Libanês

Por Prefeitura de Manaus

02/04/2014 15h19

Icone audio

profsemsa2

 

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram nesta quarta-feira, 02, três cursos de especialização propostos pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde. A aula-inaugural aconteceu na Universidade Nilton Lins, na Avenida Professor Nilton Lins, Flores, com transmissão via videoconferência, envolvendo as 40 regiões de saúde do Brasil que serão beneficiadas com os cursos em 2014, além de representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

 

Foram iniciados os cursos de especialização em Gestão Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Cada curso disponibilizou 36 vagas para profissionais da saúde da Semsa, da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), da Universidade Nilton Lins, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e de municípios do interior do Amazonas.

 

Foram selecionados 22 profissionais da Semsa para participação nos cursos. O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que os cursos fazem parte de um projeto de nível nacional de Apoio ao SUS, que tem como objetivo o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde.

 

“É um projeto nacional e que está sendo desenvolvido em sua terceira edição, sendo que o município de Manaus participa desde a primeira. O objetivo da participação dos servidores é a capacitação dos profissionais para a construção de um modelo de atendimento que seja adequado às necessidades da população, no que se refere à saúde e à doença na região amazônica”, destaca Evandro Melo.

 

A gestora de aprendizagem do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa na Região de Manaus, Juliana Dalalibera Mendes, informa que a terceira edição dos Projetos de Apoio ao SUS está beneficiando 4.320 profissionais da saúde em todo o Brasil. Ela explica que as aulas serão executadas no período de abril a dezembro de 2014, de forma semipresencial, com a utilização de metodologias ativas, com o aprendizado baseado em problemas e no trabalho em equipe.

 

“Ao final do curso a expectativa é que cada aluno construa um projeto de intervenção de acordo com a realidade em sua área de atuação. Nós incentivamos o protagonismo do aluno, que é quem vai construir os resultados do curso”, explica Juliana Dalalibera.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Departamento de Comunicação – SEMSA

(92) 3236-8315

decom.semsa@gmail.com