Profissionais da Semed concluem curso de educação inclusiva

Por Prefeitura de Manaus

06/10/2015 11h16

Icone audio

educinclusiva (2)

 

Vinte e três educadores da rede municipal de ensino participaram do Projeto Portas Abertas para Inclusão – Educação Física Inclusiva, que encerrou na tarde desta segunda-feira, 5. O curso aconteceu de março a outubro e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Instituto Rodrigo Mendes, a Fundação Barcelona e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

O projeto visa contribuir para a construção de um legado social e garantir melhores condições de acesso, permanência e aprendizado das crianças com deficiência nas escolas regulares de  mais de dez estados brasileiros, incluindo Manaus e o Distrito Federal.

 

Foram 100 horas de aula e o curso foi oferecido aos professores de Atendimento Educacional Especializada (AEE), de Educação Física, pedagogos e gestores, com direito à certificação para os que obtivessem 75% de frequência e notas nas atividades teóricas.

 

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou a importância do projeto no trabalho que a Semed desenvolve em torno da educação inclusiva. Para ela, um dos grandes desafios da rede é cada vez mais se capacitar para tratar todos com a mesma igualdade.

 

“É lógico que isso tem que acontecer em todas as pastas da Prefeitura de Manaus, mas para nós é muito evidente, porque temos mais de dois mil alunos com deficiência, 700 alunos autistas. Então, precisamos que os nossos professores estejam cada vez mais subsidiados e informados para lidarem com alunos inclusos que não são nem melhores e muito menos piores que outros alunos”, disse.

 

“Por isso, aderimos ao projeto Portas Abertas para Inclusão e ficamos muito felizes, porque percebemos que já colhemos alguns frutos na educação inclusiva da rede municipal de ensino, com ações pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas e pelos professores que participaram da capacitação”, salientou Kátia.

 

A maior parte dos educadores que participaram do curso já trabalha com alunos com deficiência. Por meio da formação, esses profissionais terão mais mecanismos de aprendizagem para que possam incluir a criança especial dentro das atividades esportivas e recreativas, como destacou a gerente de Tecnologia Educacional da Semed, Aldemira Câmara.

 

“A ideia do curso é ajudar os educadores a desenvolverem as atividades de educação física adaptadas para qualquer aluno, independente da deficiência, porque a maioria deles já trabalha com alunos com deficiência. Esta formação só veio somar e trazer experiências exitosas de educação inclusiva praticadas em alguns estados brasileiros”, explicou.

 

A cerimônia contou com a presença de representantes do Instituto Rodrigo Mendes. Além da apresentação do projeto, eles ouviram as experiências de inclusão dos alunos que participaram da formação. Professores deram depoimentos. Houve ainda apresentações musicais executadas por alunos da rede e a entrega simbólica de certificado pela participação do curso.

 

Entre os participantes, estava a professora de Educação Física da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, Elis Regina. Durante o evento, ela explicou sobre o projeto que é desenvolvido na unidade educacional com 21 crianças com deficiência e que envolve a arte circense como recurso pedagógico inclusivo na educação física.

 

Segundo a educadora, o Projeto Portas Abertas a ajudou a ter uma nova visão sobre a educação inclusiva. “O projeto me ajudou a refletir sobre o papel da escola na inclusão social de forma efetiva e nós, como educadores, podemos pensar e desenvolvermos ações para melhorarmos a vida de pessoas que têm deficiência, no nosso caso, crianças”, disse.

 

Texto: Emerson Lima

Foto: Deilson Lima/Semed