Profissionais da rede municipal de saúde vão apresentar trabalhos em encontro nacional
23/10/2014 13h11
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem oito trabalhos aprovados para apresentação no XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), que serão realizados no município de Manaus, no período de 24 a 28 de novembro. Ao todo, o estado do Amazonas teve 53 trabalhos científicos aprovados para o evento.
Os trabalhos são nos eixos: Alimentação complementar da criança; Amamentação; Mulher, criança e família – aspectos do cuidado alimentar e nutricional da gestação à criança pequena; e Segurança alimentar e nutricional na criança. “São trabalhos desenvolvidos dentro da rede municipal de saúde e que representam a iniciativa dos profissionais de saúde na busca por um atendimento integral aos pacientes”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.
Foram aprovados trabalhos com os temas: Retratos da amamentação na zona rural do município de Manaus; Apoio multidisciplinar ao pré-natal: uma experiência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde da Família Josephina de Mello (bairro Jorge Teixeira); Construção de estratégia de informação e educação sobre alimentação complementar saudável; Construção de ferramenta pedagógica em ambiente virtual para promoção da alimentação saudável; Frequência do aleitamento materno exclusivo na alta da terceira etapa do Método Canguru; Potencial nutricional de tubérculo amazônico para alimentação complementar infantil; Uma abordagem multiprofissional em prol da saúde integral; e Relato de experiência de oficinas sobre aleitamento materno e alimentação saudável em creches no município de Manaus.
Para a nutricionista Leina Tupinambá de Queiroz, uma das autoras do trabalho “Construção de estratégia de informação e educação sobre alimentação complementar saudável”, a aprovação em eventos como Enam/Enacs, de importância nacional e internacional, é uma forma de reconhecimento das ações desenvolvidas junto aos usuários de saúde. “Além do reconhecimento do trabalho dos profissionais, a aprovação é uma forma de incentivar novas estratégias que permitam facilitar o cuidado com os usuários de saúde. E o nosso trabalho, especificamente, vai permitir uma melhor divulgação das alternativas regionais de alimentação saudável, mostrando para todo o Brasil as diversas possibilidades no que se refere à nutrição”, destaca Leina Queiroz.
A “Construção de estratégia de informação e educação sobre alimentação complementar saudável” é um trabalho desenvolvido com o objetivo de relatar a experiência da equipe de Ações de Saúde Nutricional da Semsa na construção de estratégia de informação e educação sobre alimentação complementar saudável para crianças a partir de seis meses de idade.
O trabalho consiste em duas fases: a organização de exposição in natura de papas doces e salgadas e a elaboração de um painel sócioeconômico abordando a produção e comercialização de alimentos regionais que podem ser oferecidos à criança. Foram elaborados quatro exemplos de papas doces e quatro opções de papas salgadas para crianças de 06 meses, 07 meses, 08 aos 11 meses e 12 meses de idade respectivamente. Foram considerados a disponibilidade local, custo acessível, valor nutricional, facilidade de manipulação, características sanitárias e o hábito alimentar.
Reportagem: Eurivânia Galúcio


