Professores municipais começam a receber tablets educacionais a partir desta quarta

Por Prefeitura de Manaus

24/11/2015 15h50

Icone audio

Mais de 3,9 mil tablets educacionais serão entregues aos professores do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, a partir desta quarta-feira, 25. A cerimônia de entrega ocorrerá às 14h, no Parque do Mindu, e será presidida pelo governador do Estado, José Melo, e pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A entrega dos aparelhos eletrônicos faz parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas.

 

Durante o evento, 332 professores, da zona rural de Manaus, receberão os aparelhos. Em seguida, seguirá o cronograma de entrega em cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

O Pacto pela Educação, com 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, foi lançado em setembro deste ano, pelo governador José Melo para unir os poderes públicos municipais em busca de medidas que elevem os indicadores educacionais no Estado e municípios.

 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o repasse dos tablets faz parte de um amplo projeto do Governo do Estado, que tem o objetivo de auxiliar todas as 62 prefeituras do Amazonas no sentido de ampliar a qualidade do ensino. “Com o Pacto pela Educação do Amazonas, que é uma grande iniciativa do nosso governador José Melo, pretendemos auxiliar as prefeituras em um projeto conjunto para elevar a qualidade do ensino regional. Todos os professores da Seduc já receberam os tablets. Queremos estender o benefício agora para 28 mil professores municipais. Os educadores de Manacapuru também serão beneficiados por esta ação”, disse o secretário.

 

Em Manaus, 3.910 professores, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental da Semed receberão os tablets. Segundo a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, a ação do Governo vem somar nas estratégias desenvolvidas pela secretaria em prol de melhorias educacionais.

 

A secretária destacou, ainda, a importância dos professores estarem envolvidos com as novas tecnologias, porque essa é a realidade atual dos alunos e, também, contribui para tornar as aulas mais atrativas. “O importante é termos de fato esses tablets como uma ferramenta de qualidade na aprendizagem para potencializarmos o trabalho que já vem sendo realizado. Esperamos que todos os nossos professores que receberão os tablets usem esse instrumento como ferramenta de trabalho voltada para a qualidade da educação, que é a nossa principal meta na gestão educacional na cidade de Manaus”, acrescentou.

 

Metas educacionais

O intuito do Pacto pela Educação do Amazonas é unir prefeituras municipais no cumprimento de medidas, consideradas estratégicas para a evolução educacional do Estado. Entre elas, estão a ampliação, de maneira uniforme para todos os municípios, de 0,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a cada biênio, de modo que cada localidade do Estado alcance o crescimento de 0,6 pontos até o final de 2019; e a redução – também de maneira uniforme para todos os municípios – de 2,0 pontos ao ano da taxa de distorção idade-série, de modo que esta taxa seja reduzida em 8,0 pontos até o final de 2019.

 

O Pacto também sugere a ampliação, em cada município, dos índices de aprovação escolar, que denotam a efetiva aprendizagem dos estudantes. Para esta terceira medida, diferentemente das medidas anteriores, as metas foram estipuladas de forma individual e específica para cada município, observando as taxas de aprovação que cada localidade vem alcançando desde 2011.

 

Agenda 

Evento: Professores da rede municipal de ensino começam a receber tablets a partir desta quarta-feira

Data: 25.11.2015 (quarta-feira)

Horário: 14h

Local: Parque do Mindu, Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054