Professores de Manaus participam de capacitação para implantação do programa Fifa 11 pela Saúde
07/02/2014 15h33

Vinte e dois professores, de 11 escolas da rede municipal de educação, foram selecionados para participar do processo de implantação, no município de Manaus, do Programa FIFA 11 pela Saúde. Para atuar no programa, os profissionais iniciarão na próxima semana um curso de capacitação promovido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), em Brasília. Nesta sexta-feira (07), os professores estiveram reunidos para uma apresentação inicial do programa, no auditório da Semsa.
O programa foi lançado pela FIFA em 2009 e, no Brasil, tem a meta de atingir todas as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. A execução do programa será realizada em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os Ministérios do Esporte, da Educação e da Saúde, atendendo 11 escolas em cada uma das cidades-sedes.
A técnica responsável da área da Saúde do programa FIFA 11 pela Saúde em Manaus (ponto focal saúde), Aldacy Barroso, explica que o programa vai utilizar 11 mensagens em vídeo, gravadas por grandes ídolos do futebol, como Marta, Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo, para discutir temas direcionados ao esporte, à saúde, à educação e à cidadania.
“Cada uma das 11 escolas irá aplicar como metodologia a realização de 11 sessões de atividades com 90 minutos de duração, com dois tempos distintos de 45 minutos, como em uma partida de futebol. No primeiro tempo, chamado de “Jogue Futebol”, habilidades específicas do esporte são ensinadas às crianças. A segunda etapa, batizada de “Jogue Limpo”, acontecerá a partir da discussão sobre as 11 mensagens em vídeo baseadas em problemas globais de saúde, relacionando cada questão com um dos elementos do futebol, seja o drible, a defesa ou o trabalho em equipe”, descreve Aldacy Barroso.
O FIFA 11 pela Saúde é direcionado para estudantes na faixa-etária entre 11 e 12 anos. Foram selecionadas em Manaus as seguintes escolas: Escola Municipal Maria Leide Amorim; Escola Municipal Profª Maria Lira Pereira; Escola Municipal Tereza Rosa Aguiar Abtibol; Escola Municipal Ana Mota Braga; Escola Municipal Vicente de Paula; Escola Municipal Senador Fábio Pereira de L. Bittencourt; Escola Municipal Joaquim Gonzaga Pinheiro; Escola Municipal Jorge Rezende Sobrinho; Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá; Escola Municipal Álvaro César De Carvalho; e Escola Municipal Profº Nilton Lins.
Parceria
O programa será executado por meio da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e Esporte. A previsão é para que o processo de implantação na capital amazonense tenha início no dia 17 de fevereiro. Cada escola contará com dois professores, um do sexo masculino e o outro do sexo feminino, que executarão as atividades em parceria com equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O coordenador local da FIFA para as ações do programa, médico Eduardo Telles de Menezes Stewien, destaca que o objetivo é encorajar a atividade física e promover hábitos saudáveis entre os estudantes, prevenindo ou minimizando fatores de risco para doenças. “Além disso, o programa também tem como foco motivar a permanência e o aprendizado das crianças na escola, abordando questões como a igualdade de gênero e o respeito para com as outras pessoas. A meta não é somente influenciar positivamente a saúde da criança, mas também colaborar na formação da pessoa enquanto cidadão”, afirma Eduardo Stewien.
As 11 sessões do programa abordarão os temas: Jogue Futebol; Beba água potável; Respeite meninas e mulheres; Siga uma dieta balanceada; Proteja-se contra o HIV e DST; Vacine-se; Evite as drogas, álcool e tabaco; Tome os remédios prescritos; Controle seu peso; Jogue limpo; e Lave suas mãos.
Apresentação
Os 22 professores que serão capacitados em Brasília, no período de 10 a 14 de fevereiro, participaram nesta sexta-feira (07), no auditório da Semsa, de uma apresentação inicial do programa, como preparação inicial para o treinamento organizado pela FIFA.
Para o educador físico Ricardo de Oliveira, da Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena (bairro Nova Esperança), existe uma grande expectativa para a participação no treinamento organizado pela FIFA e para a execução do programa em Manaus. “Vai ser mais uma ferramenta de trabalho que poderemos utilizar com os alunos, conciliando esporte e saúde. E as mensagens em vídeos de grandes ídolos de futebol serão um atrativo a mais para o envolvimento e o aprendizado das crianças”, afirma o educador físico.
Em cada escola selecionada, o programa deverá atingir um grupo de 35 alunos. Dependendo dos resultados do programa e das avaliações que serão realizadas ao longo das sessões, poderá ocorrer ampliação das ações para escolas inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE).
Departamento de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Gerente de Jornalismo: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315
decom.semsa@gmail.com