Primeiro balanço da vacinação aponta mais de 35% das crianças imunizadas

Por Prefeitura de Manaus

08/06/2013 21h08

Icone audio

Até meio-dia deste sábado, 8, 54.109 crianças menores de cinco anos já haviam sido imunizadas, em Manaus, contra a poliomielite, segundo balanço parcial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O total corresponde a 35,51% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95% desse público. A intenção da prefeitura, no entanto, de acordo com a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, é chegar a 100%, ou seja, 152.389 menores de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

“Temos que proteger nossas crianças e nós vamos atrás delas onde elas estiverem. Vamos vacinar até o dia 21 de junho, para chegar aos 100% das crianças na faixa etária da campanha, e colocamos quase mil postos para que os pais não deixem de vacinar os filhos pequenos. São duas gotinhas que salvam vidas”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, disse que mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil, o País deve continuar com suas campanhas de vacinação, para não correr o perigo de a doença voltar. “A poliomielite causa a paralisia infantil e até mesmo a morte. Então, os pais têm que ter consciência da importância de vacinar as crianças. “A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que atinge principalmente crianças de até cinco anos e é transmitida por via oral, sendo que o poliovírus pode estar presente nas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada, favorecendo a transmissão para pessoas não vacinadas”, lembrou.

A Semsa colocou 990 postos de vacinação espalhados pela cidade, sendo 768 postos fixos e 222 volantes. Além da vacinação nas Unidades de Saúde, foram montados postos com a vacina em locais de fácil acesso para a população, como supermercados, shoppings, igrejas, associações comunitárias.

Os pais que não levaram as crianças para vacinar neste sábado devem procurar, até o dia 21 de abril, a unidade de saúde mais próxima de casa para que a criança seja protegida pela paralisia infantil.  Os bebês com menos de seis meses, ou os que nunca tomaram a gota da pólio, receberão a dose injetável da vacina.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315
ascom.semsa@pmm.am.gov.br