Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro garante que Manaus permanece nos Jogos Olímpicos Rio 2016
20/06/2016 15h29

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, confirmou na manhã desta segunda-feira, 20, que a cidade de Manaus permanece como uma das subsedes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, marcados para agosto deste ano. A confirmação foi dada, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante sessão que o agraciou com o título de cidadão amazonense.
“Tenho certeza que Manaus vai cumprir com todos os prazos. A cidade vai cumprir o acordado e receber os jogos de futebol previstos”, anunciou o presidente do COB. A possível retirada de Manaus da lista de subsedes olímpicas foi cogitada, na semana passada, pelo atraso nas obras de adequação da Arena da Amazônia. O Comitê Olímpico Estadual ainda não teria iniciado a montagem das instalações provisórias, exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI).
O prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto, também garantiu que o município de Manaus está disposto a ajudar o Governo do Estado no que for necessário para o cumprimento das metas exigidas pela organização do evento.
“Manaus está preparada para esses jogos, mostramos isso na passagem da Tocha, assim como mostramos na Copa do Mundo. No que depender do município de Manaus tudo será feito para que os jogos aconteçam. Se for necessário ajudar o Estado, ajudaremos”, afirmou o prefeito.
Homenagem a Carlos Arthur Nuzman
Carlos Arthur Nuzman recebeu o título de cidadão do Amazonas, proferido a personalidades e autoridades que não são amazonenses natos. A entrega do título foi aprovada pelo plenário da Aleam em 2015, mas o homenageado preferiu receber a homenagem apenas em 2016.
A entrega do título, proposto pelo deputado estadual Augusto Ferraz, coincide com a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. “No domingo eu pude acompanhar um trecho do revezamento. Foi uma emoção muito grande e, hoje, eu recebo esse título com muita alegria. Tenho uma história antiga com esse Estado, que passei a conhecer ainda na década de 70”, agradeceu Nuzman.
“Conheço Nuzman há muito tempo. Ele sempre teve uma boa ligação com a cidade de Manaus, portanto, merece esse título de cidadão do Amazonas. Nuzman foi um dos nomes mais atuantes para que a nossa cidade sediasse os Jogos Olímpicos, por isso e pela amizade que temos fiz questão de estar aqui”, reforçou Arthur Virgílio Neto.
Carlos Arthur Nuzman é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ). É formado em direito, já foi jogador de vôlei e presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Nuzman conduziu os trabalhos para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos jogos Pan Americanos de 2007 e Jogos Olímpicos de 2016.
TEXTO: Mário Marinho / FOTOS: Alex Pazuello (Semcom)