Prefeitura vai levar operação tapa-buracos para toda a cidade
05/01/2015 17h49

O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou nesta segunda-feira, 5, após reunião na sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o começo de uma grande operação tapa-buracos, que irá passar por todos os bairros da cidade. Os trabalhos começaram hoje.
Neste início, as frentes de trabalho estarão no Dom Pedro, Alvorada e Lírio do Vale. No Nova República, as obras serão intensificadas para que sejam concluídas dentro de uma semana.
Segundo o prefeito, o trabalho será uma verdadeira “operação de guerra” para recompor o asfaltamento de Manaus. “Vamos fazer uma operação tapa-buracos muito forte, usando para os pequenos buracos asfalto a frio, nos buracos maiores usaremos todo o sistema que vai da drenagem ao asfalto usinado a quente, para que dure. Vimos no ano passado que não há impedimento de fazermos recapeamento na época de chuva. É mais lento que no verão, mas se faz”, enfatizou.
Arthur destacou ainda que durante o período da operação irá despachar na sede da Seminf e que vai estar nas ruas diariamente para fiscalizar os trabalhos. “Vou estar todos os dias na Seminf para deixá-la no nível que eu quero e cumprir o meu compromisso com Manaus”.
Além da operação tapa-buracos, a prefeitura deve iniciar as obras da orla da Manaus Moderna ainda esta semana. Outro trabalho com o início autorizado é o de iluminação com led no Amarelinho, bairro de Educandos, zona Sul.
“Vamos começar também obras de peso como a da orla da Manaus Moderna e levar a iluminação de led para o Educandos, trabalhos que devem começar Logo. Queremos intensificar a construção do Shopping Popular T4 para tornar possível sua entrega ainda em setembro”, anunciou o prefeito.
Limpeza Pública
Após o anúncio, o prefeito foi conferir de perto os trabalhos da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) que realiza até a próxima quarta-feira, 7, um mutirão de limpeza no Cemitério São João Batista, localizado na Avenida Álvaro Maia.
No local cerca de 150 agentes de limpeza fazem a capinação, poda de árvores e varrição, com atenção especial para manter em bom estado as sepulturas.
Durante a visita, o prefeito conversou com os agentes de limpeza e detectou algumas falhas por parte da empresa responsável pelos garis terceirizados.
“Temos aqui trabalhadores terceirizados que já tiveram seus salários equiparados com os servidores estatutários por conta de uma cláusula contratual. Eles reivindicam mais fardas e luvas e eu também quero que melhore a qualidade da água servida a eles. Por isso já acionamos a empresa para que faça urgentemente essas melhorias”, explicou.
Além disso, Arthur visitou instalações antigas destinadas a atender os trabalhadores da Semulsp, que possuíam refeitório e banheiros, e hoje, só servem como depósito, devido o elevado estado de deterioração.
“Determinei que a Semulsp faça um levantamento de custo e inicie a reforma deste local imediatamente para que os trabalhadores da prefeitura, que zelam pelos cemitérios e pela cidade, tenham um local com banheiros e instalações dignas para uso”, finalizou.
O cemitério Santo Alberto, localizado na Colônia Antônio Aleixo, também recebe uma equipe de 50 pessoas no mutirão de limpeza. Os outros cemitérios da cidade devem receber o serviço nas próximas semanas.
Matéria: Ulysses Marcondes
Imagens: Alex Pazuello