Prefeitura vai inaugurar nove unidades para distribuição de kits do ‘Leite do Meu Filho’

Por Prefeitura de Manaus

16/06/2013 22h40

Icone audio

A Prefeitura de Manaus vai entregar nove unidades de distribuição dos kits do Programa de Nutrição Infantil ‘Leite do Meu Filho’. A inauguração será feita pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, na próxima quarta-feira, 19, às 10h, no Distrito de Saúde Leste, no Jorge Teixeira. A partir desta data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai retomar a entrega do leite para as crianças que foram recadastradas pelo município no processo iniciado no mês de março.

“São crianças que tiveram a situação de vulnerabilidade social confirmada utilizando os requisitos do Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda”, informou Evandro Melo, acrescentando que serão instalados três postos no distrito Leste e dois em cada um dos distritos Norte, Sul e Oeste.

O Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho prevê o fornecimento de quatro latas, por mês, de fórmulas infantis para complementação nutricional a crianças de seis meses até cinco anos, conforme critérios pré-estabelecidos.

Durante atualização cadastral feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a distribuição do benefício foi suspensa temporariamente, sendo mantida para cerca de nove mil crianças que não poderiam ficar sem o produto por apresentar déficit nutricional ou por serem órfãos de mãe em idade de amamentação, além dos casos em que a mãe é portadora do vírus HIV e não pode amamentar.

A coordenadora operacional do Programa, a nutricionista Tânia Batista, explica que, com a inauguração, as famílias beneficiadas poderão retirar o leite em qualquer um dos nove postos fixos de distribuição. “Hoje, as famílias somente podem retirar o leite na Unidade de Saúde onde têm o cadastro. As famílias precisam ficar atentas para o fato de que o acompanhamento da saúde da criança deve continuar a ser feito nas Unidades Básicas de Saúde”, alerta Tânia Batista.

O acompanhamento deve ser feito, pelo menos, a cada três meses para a avaliação do desenvolvimento da criança, com consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e avaliação nutricional de ganho de peso e de crescimento. Caso o acompanhamento não seja realizado, o benefício é bloqueado.

Assessoria de Comunicação – SEMSA
Reportagem: Eurivânia Galúcio
Coordenação: Cláudia Barbosa
(92) 3236-8315
ascom.semsa@pmm.am.gov.br