Prefeitura vai às faculdades informar sobre nova legislação do Bolsa Universidade
01/09/2015 13h35

A Prefeitura de Manaus começou uma intensa campanha de divulgação nas Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do Programa Bolsa Universidade (PBU) para informar aos bolsistas já vinculados ao programa sobre as mudanças na legislação. A iniciativa é da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), que viu a necessidade de atualizar os estudantes “mais antigos” sobre os ajustes feitos no PBU, já que os universitários com benefícios recentes foram devidamente informados na ocasião de suas inscrições.
O trabalho de divulgação, chamado de “Espi Itinerante Inclusão Socioeducacional”, vai acontecer por meio da abertura de estandes nas instalações das próprias universidades, em que servidores da Espi estarão presentes para dar orientações sobre as mudanças no teor da legislação do PBU. A campanha começa no mês de setembro e segue até outubro, e terá, ainda, a participação de pelo menos 30 bolsistas do programa que vão auxiliar os trabalhos como contrapartida pelas bolsas obtidas.
A campanha de divulgação será feita por meio da distribuição de panfletos informativos e também em conversas entre os servidores da Escola e os estudantes, em sessões de “tira-dúvidas”. Ao todo, o Programa Bolsa Universidade conta com 13 universidades credenciadas, que serão visitadas pelas equipes da Prefeitura em datas previamente agendadas. A primeira instituição que vai receber a campanha será a Universidade Nilton Lins, entre os dias 1º e 3 de setembro. Os estandes ficarão abertos nos horários de 9h ao meio-dia e de 17h às 20h30.
Não é a primeira ação em que a Espi envia servidores para visitas externas com finalidade informativa. No já tradicional programa “Espi Itinerante”, a Escola faz visitas agendadas às secretarias e em distritos da Prefeitura para informar a respeito das atividades de capacitação e qualificação. Assim, com a campanha de informação sobre a nova legislação do Bolsa Universidade, a Escola amplia suas atividades junto ao seu público-alvo, agora nos programas de inclusão socioeducacional.
A coordenadora do Programa Bolsa Universidade, Andreia Brasil, afirma que o “Espi Itinerante Inclusão Socioeducacional” será uma boa oportunidade para que os estudantes possam não apenas se atualizar sobre as mudanças na legislação, mas também tirar dúvidas gerais a respeito do programa. “Pretendemos esclarecer nossos bolsistas a respeito da nova legislação do PBU e nivelar o conhecimento desse outro público que também atendemos”, explica Andreia.
A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, destaca que a atividade “faz parte da preocupação que a Escola tem em esclarecer e atender os estudantes da melhor forma possível, uma vez que são peças fundamentais do novo campo de atuação da Espi que é o de trabalhar a inclusão socioeducacional”. Para ela, a ação de tornar a legislação mais conhecida entre os bolsistas tornará o trabalho da Escola “mais eficiente e fará com que o Programa Bolsa Universidade seja ainda mais exitoso”.
Assessoria de Comunicação da Escola do Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi)