Prefeitura reforça fiscalização na Ponta Negra e pede atenção aos horários de funcionamento
13/09/2013 18h39

As equipes do Corpo de Segurança Permanente da Ponta Negra receberão reforço da Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e Conselho Tutelar durante este fim de semana. Será dada atenção especial para conscientização dos banhistas em relação às normas de convivência e uso da praia, especialmente em relação ao horário para banho no rio, de 9h às 17h.
Participam da operação secretarias e órgãos da Prefeitura de Manaus e Governo do Estado envolvidos na gestão e atividades da Ponta Negra, como a PM, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urghância (Samu), o Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e secretarias municipais de Abastecimento e Feiras (Sempab), e de Limpeza Pública (Semulsp).
Será realizada conscientização dos banhistas para preservar o patrimônio natural, garantir o bem estar e segurança dos usuários e ordenar a ocupação na areia. Desde o dia 19 de agosto o horário de funcionamento do uso da faixa de areia para esporte e lazer é de 6h à meia-noite.
A Ponta Negra tem dois momentos de evacuação: um para os banhistas no rio, às 17h, e outro à meia-noite, para quem estiver na areia em práticas esportistas ou de lazer. Depois desse horário a praia estará fechada.
Até às 17h, o balneário tem salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde, de plantão. Entrar na água à noite é uma pratica arriscada, que consta dos principais manuais de segurança de praias do País. As regras estão previstas no regulamento e nas normas de uso do Parque Ponta Negra, cuja administração e gerência são de responsabilidade do Implurb.
Em breve, a PM vai implantar o policiamento de bicicleta, que facilitará a ronda no calçadão e na faixa de areia. Hoje, a PM já usa quadriciclos.
Proibido
As barreiras de contenção que existem nos acessos à praia da Ponta Negra visam coibir a entrada de animais na areia, mesmos os de estimação, e comida, para evitar contaminação da areia; de garrafas ou objetos de vidro; de material perfuro-cortante, como facas, mesmo de cozinha; o uso de pipas; e o banho após às 17h. Menores desacompanhados na praia também receberão orientação do Conselho Tutelar.
Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. “As medidas tomadas visam a segurança dos usuários da praia e demonstram o zelo com o bem público”, diz o presidente do Implurb.
Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.
Assessoria de comunicação:
Cláudia do Valle – (92) 3625-6287 e 8842-1396
implurb.asscom@gmail.com