Prefeitura realiza Circuito do Trabalho no Vila da Prata
16/09/2013 15h57

O bairro Vila da Prata, zona Oeste, recebeu no último sábado o 14º
Circuito do Trabalho, organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad). A finalidade é levar os serviços oferecidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) até a população de forma itinerante.
O local escolhido para a realização do circuito foi a Escola Professor
Joaquim Gonzaga Pinheiro, situada na Rua dos Voluntários. Quem visitou a unidade de ensino teve acesso ao seguro desemprego, serviços de emissão de carteiras de trabalho, cadastro para emprego, além de informações de como participar de cursos profissionalizantes.
O diretor da Escola que cedeu o espaço para a realização do circuito,
Fernando Castelo Branco, comentou ser muito importante uma atividade que envolva a comunidade escolar e a população. “Eu diria até que é bem mais do que isso, é excelente o que a prefeitura faz nos bairros com ações de cidadania e trabalho”, assinalou.
Segundo o setor de estatística e análise do Sine, mais de 250 pessoas foram atendidas no último sábado e em torno de 20 acabaram sendo encaminhadas para empregos. A próxima Ação do Trabalho será no próximo sábado, 21, no bairro Zumbi dos Palmares, zona Leste.
A meta é chegar ao dobro no número de atendimentos, reforçando a meta da secretaria, ou seja, passar três mil postos de trabalho em setembro.
Atividades
Interino no comando da Secretaria Municipal de Trabalho, Vicente Filizzola explicou que foram realizadas três atividades do final de semana. Além do Circuito do Trabalho, equipes da Semtrad ainda participaram do Viva Centro, na Avenida Eduardo Ribeiro e uma ação de cidadania no Colégio Estadual José Bentes Monteiro no Aleixo que completou 71 anos.
“O prefeito Arthur Virgílio quer que as secretarias se aproximem cada vez mais da população e a Semtrad vem acompanhando esse ritmo quinzenalmente e as vezes em até menos tempo com as ações itinerantes”, disse.
Estefânia Lindoso, 17, moradora do bairro Jardim Mauá, Distrito Industrial, atravessou a cidade para participar da ação ao receber um documento de identificação. “Eu procurei o estande do Sine montado no calçadão do relógio e rapidamente consegui a Carteira de Trabalho sem enfrentar filas. Agora posso ir em busca do tão desejado primeiro emprego”, revelou.
Reportagem: Michelangelo Botto