Prefeitura realiza ações em igarapés da Zona Leste de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

24/02/2013 2h40

Icone audio

A Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminf), realizou ações em diversas zonas da cidade neste sábado, 23. Na Zona Leste, dois bairros receberam os serviços em áreas de igarapés. No São José, uma equipe de 12 pessoas continuou o assentamento de rip-rap. Foram utilizados 130 sacos de areia, que farão a contenção das águas, impedindo que as casas que estão às margens, sejam inundadas. Já no Novo Aleixo, a Seminf  deu prosseguimento ao trabalho nas galerias instaladas no igarapé da Rua Nova, cada uma delas com três metros de altura por três de largura. Foram substituídos os tubos utilizados nas duas últimas administrações, por não estarem mais comportando o volume de água, que aumento com as fortes chuvas.

Outro problema nesta área do Novo Aleixo é o impedimento da passagem de carros. No local vivem cerca de 200 famílias, às margens do igarapé. Com o término das obras a situação vai mudar, festeja a dona de casa, Leyde Mariana de Souza. “Finalmente meus filhos vão poder brincar em frente de casa, andar de bicicleta, vamos ter mais liberdade quando essa obra ficar pronta”, disse. Outro morador que está satisfeito com o trabalho da prefeitura é o peixeiro Adelson Nogueira. “Nós estamos vendo as promessas se cumprirem, o prefeito Arthur e o secretário de Infraestrutura Hissa Abrahão são pessoas de palavra”, destacou.

A obra na Rua Nova no Novo Aleixo deve ser concluída assim que a Manaus ambiental terminar com os serviços de saneamento básico. A Seminf ainda fará dragagem e s drenagem no igarapé, mas, a previsão é de que esses trabalhos sejam executados no próximo verão.

O coordenador da Divisão de Dragagem e Drenagem da Zona Leste, Norman Mendonça, diz que o trabalho só é interrompido por conta do clima. “Nossas equipes chegam às 7h da manhã, e só paramos antes das 18h, quando chove. Nosso objetivo é melhorar a vida de quem vive há anos se preocupando com os alagamentos nessa área”, acrescenta.