Prefeitura prorroga ações da Operação Impacto de Combate à Dengue

Por Prefeitura de Manaus

04/04/2013 16h30

Icone audio

A Prefeitura de Manaus prorrogou até o dia 30 de abril as ações da Operação Impacto de Combate à Dengue. Com meta de controlar a proliferação da Aedes aegypti e reduzir a transmissão da doença, a Operação Impacto teve início em janeiro com a intensificação da vistoria de imóveis, incluindo escolas, órgãos públicos, obras de construção civil e ferros-velhos.

As ações estão sendo desenvolvidas por agentes de endemias, em parceria com as Forças Armadas. Durante as vistorias, os agentes realizam a verificação e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue e orientam os moradores sobre a prevenção da doença. De janeiro a março, foram vistoriados 235 mil imóveis.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, informa que a ordem é vistoriar 30 mil imóveis no mês de abril. “Um dos motivos para a prorrogação das ações da Operação Impacto, que inicialmente seria encerrada no final de março, é o fato de que as chuvas continuam intensas no município, aumentando o risco de crescimento no número de criadouros do mosquito”, informou Evandro Melo.

O último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em janeiro de 2013, identificou que larvas e criadouros do Aedes aegypti em Manaus são encontrados predominantemente em recipientes para armazenamento de água (como tonéis, tambores, barris, tinas, filtros, moringas e potes) e em depósitos considerados como lixo (recipientes plásticos, garrafas e latas), sucatas acumuladas em pátios e ferros-velhos, e entulhos de construção.

Além da vistoria de imóveis, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuará com ações de Educação em Saúde através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que devem reforçar ainda mais a notificação, o diagnóstico e acompanhamento de casos suspeitos, e irão intensificar as ações de prevenção e orientação junto à comunidade e às escolas.

A Semsa registrou, no período de janeiro a março, a notificação de 7.489 casos suspeitos de dengue, um aumento de 189% em relação ao mesmo período do ano passado. Os bairros com maior número de casos notificados são Cidade Nova (890), Jorge Teixeira (640), Alvorada (364), São José Operário (277), Novo Aleixo (258), Petrópolis (250), Japiim (225), Zumbi dos Palmares (222), Cidade de Deus (219) e Compensa (212).

LIRAa – A Semsa está preparando a realização de um novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) para o mês de maio. O LIRAa é uma estratégia que permite ao município orientar as ações de controle e combate à dengue através da identificação do índice de infestação do mosquito transmissor, ou seja, da presença de larvas ou criadouros em imóveis e terrenos selecionados por amostragem.

O primeiro levantamento de 2013, realizado de 07 a 17 de janeiro, mostrou que Manaus apresentava médio risco para a transmissão de dengue, com índice de infestação de 3,7%. A zona Leste apresentou um maior risco de transmissão com índice de 7,3%, sendo que as zonas Norte, Sul e Oeste apontaram médio risco para a dengue, com índices de 2,1%, 2,6% e 3%, respectivamente.

Para tirar dúvidas ou denunciar a existência de locais com possíveis focos do mosquito da dengue, a Semsa disponibiliza o Disque Saúde (0800 280-8-280).