Prefeitura proporciona a pessoas da terceira idade manhã de atividades físicas na Ponta Negra
01/03/2015 15h45

O tempo nublado após a chuva que se estendeu em alguns pontos da cidade na manhã deste domingo, 1º, não foi suficiente para desanimar a turma da terceira idade que participou de atividade física promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital.
Tendo por objetivo incentivar a interação social e promover qualidade de vida, saúde e bem-estar aos participantes, a iniciativa faz parte do programa Viver Bem na Terceira Idade, colocado em prática neste domingo, das 8h às 11h, por funcionários da secretaria municipal.
De acordo com a gerente de atividades especiais da Semjel, Laila Almeida, todos os detalhes foram devidamente planejados para proporcionar uma manhã de bastante descontração ao público da terceira idade que já frequenta cerca de 16 CELs mantidos pela prefeitura em toda a capital e que desenvolve atividades direcionadas a esse público.
“Conseguimos um ônibus para transportar os idosos e oferecemos um café da manhã no local, seguido de alongamento e atividades físicas, como caminhada orientada. Nosso intuito é levar esporte e lazer a esse público em um local diferente do que eles estão acostumados. No próximo domingo pretendemos trazer novas atividades”, afirmou a psicóloga.
Frequentadora assídua do CEL situado no Conjunto Vista Bela, bairro Planalto, zona Oeste, onde mora, Ana Isabel Anselmo, 63, já mantém uma rotina de exercícios físicos há cinco anos no local e conta as melhoras que obteve ao longo desse tempo. “Hoje em dia, após muita caminhada e dança, eu me sinto muito melhor, disposta e alegre. Manter essa rotina de atividades no CEL me ajudou a ver a vida de uma outra forma, bastante otimista”, disse a aposentada.
Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, a implementação do programa visa proporcionar qualidade de vida às pessoas que tanto já contribuíram para a cidade. “Todos nós queremos envelhecer com saúde e bem-estar. É pensando nisso que a prefeitura está engajada nesta proposta, como forma de oferecer mais um serviço gratuito ao público da terceira idade. Daremos continuidade nos próximos domingos, sempre contemplando o público de CELs distintos”, enfatizou.
Faixa Liberada
A Faixa Liberada que ocorre no Complexo Turístico Ponta Negra aos domingos ocorreu neste fim de semana, excepcionalmente, em apenas um lado da via liberada, pois no local estava ocorrendo outras atividades paralelas. A iniciativa, mantida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel, ocorre todas as quartas-feiras e domingos, reunindo mais de três mil participantes por edição.
“A Faixa Liberada foi implantada em 2010 em Manaus e já é um sucesso. Trabalho nesse projeto desde que foi criado na cidade e estou aqui em todas as edições. Praticar atividades físicas ao ar livre com segurança ficou muito mais divertido e agora já dispomos de três locais distintos contemplados pela iniciativa: Ponta Negra, Parque das Laranjeiras e Passeio do Mindu”, concluiu Euri Brasil, organizador da Faixa Liberada da Ponta Negra pela Semjel.
Fotos: Antônio Lima/Semjel