Prefeitura promove oficina de confecção de abajur a partir do reaproveitamento de cartela de ovos
16/04/2015 15h30

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), ofereceu ao longo de três dias (13, 14 e 15/04) uma oficina de confecção de abajur a partir do reaproveitamento de cartelas utilizadas para acondicionamento de ovos. Feitas de papelão, as cartelas ganham forma de cubas quadradas, ovais ou redondas, permitindo a confecção de peças diferenciadas que utilizam também outros produtos reaproveitáveis, como pedaços de compensado, canos de PVC e tubos de rolos de papel laminado ou toalha.
O curso faz parte do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Semmas, com a finalidade de promover a formação e a multiplicação de conhecimentos acerca de diferentes formas de destinação dadas a materiais como pet, vidro, papelão, entre outros. Ao todo, este ano, serão oferecidas 14 oficinas de reaproveitamento, no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), do Uai Shopping. Esta é a segunda. A primeira oficina foi de confecção de puffs com pet.
Além de contribuir para o reaproveitamento de resíduos, que seriam descartados indevidamente, as oficinas ajudam na geração de renda para os participantes. As aulas são voltadas para moradores de bairros e comunidades da zona Leste de Manaus. O ornamentador de festas Francisco Brandão, 56, decidiu optar pelo trabalho com reaproveitamento desde que participou da primeira oficina.
“Quero partir agora para o artesanato e tirar das ruas a matéria-prima para desenvolver meus trabalhos”, afirmou. Morador do Nova Vitória, ele conta que já tem encomendas de abajur feitas por vizinhos. Para a cobradora de ônibus Nícia Oliveira da Silva, 51, moradora do Grande Vitória, o trabalho de reaproveitamento é um complemento para a renda mensal. “Adoro os cursos porque a gente aprende mais e garante um extra”, observou.
A agenda elaborada pela Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas prevê até o final do ano a realização de vários cursos dentro do Programa Uniambiente. Entre as oficinas previstas até o final do ano estão as de sofá com caixa de leite (embalagem tetrapak), decupagem com revista e vidro, papietagem em garrafas de vidro, cestas de garrafa pet, jogo de sofá com garrafa pet e peças decorativas natalinas, como anjos, árvores e bolas de Natal. As aulas acontecerão no Espaço Ecam, do Uai Shopping. Os interessados em participar podem se dirigir a sede do Ecam, no primeiro piso do Shopping São José e se inscrever.
Para a confecção de um abajur, são necessárias quatro cartelas quadradas de ovos, pedaço de compensado com 20 cm x 22 cm, um 1,5 metro de fio elétrico e cola quente. Cada participante se encarrega de levar o seu material.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar Mar, a ideia é fazer com que as pessoas conheçam outras formas de destinação de material reaproveitável, dando a elas a oportunidade de aprender e desenvolver a consciência ambiental. As próximas oficinas ocorrerão no mês de maio. Dias 04 e 05 de decupagem em vidro, com revistas, e nos dias 11, 12 e 13/05, de papietagem em garrafas de vidro. Os dois cursos acontecerão no Espaço Ecam do Uai Shopping. Os interessados em participar dos cursos podem obter mais informações sobre a programação anual no Parque Lagoa do Japiim ou na Divisão de Educação Ambiental da Semmas (Rua Rubidio, 288, Vila da Prata) ou pelos telefones 3236-8013 e 3236-8587.
Fotos:Assessoria de comunicação
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-9423 / 98842-1243