Prefeitura promove campanha com ações educativas para alertar sobre o diabetes
12/11/2015 15h46

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá promover, de 16 a 19 deste mês, atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para esclarecer à população sobre formas de prevenção e demais cuidados com a doença. A abertura da campanha será nesta sexta-feira, 13, às 9h, na UBS Leonor Brilhante, localizada na avenida Autaz Mirim, s/n, bairro Tancredo Neves, zona Leste.
Já na abertura serão oferecidos serviços como teste de glicemia, consulta médica para glicemia alterada, palestras educativas, orientação e avaliação neuromotora com os pés.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, ressalta a atuação permanente da Semsa para a prevenção do diabetes. “As UBSs e parceiros promovem ações permanentes para chamar a atenção sobre este doença, que tem números alarmantes de crescimento – 5,6% da população adulta brasileira já foi atingida por este grave problema de saúde. Em Manaus, temos 74 mil diabéticos. Nos esforçamos para combater a doença, produzindo cartilhas, álbuns seriados, folders e cartazes, além de realizar palestras educativas com foco na prevenção”, explicou.
Todas as UBSs estão aptas a realizar o acompanhamento do usuário com diabetes. O tratamento é acompanhado por uma equipe multiprofissional e a medicação é ofertada nas UBSs e nas Farmácias Populares da rede. “O diabetes tipo 2, que pode ser prevenido, é responsável por mais de 90% dos casos da doença. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença”, destacou a chefe do Núcleo de Controle de Hipertensão e Diabetes, Sinara Mady Flores.
Educar para prevenir
O tema escolhido para este ano é “Educar para prevenir” e as UBSs irão desenvolver ações diversas. Ações como rodas de conversa com equipe odontológica, exibição de vídeos educativos, divulgação em rádio comunitária, busca ativa de diabéticos e até abordagem em feiras fazem parte da programação. A campanha tem como foco a adoção de alimentação saudável, prática de exercícios físicos regulares e a educação em diabetes, com vistas à prevenção, tratamento e melhoria da qualidade de vida.
Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (cuja sigla em inglês é IDF), em parceria com a Organização Mundial de Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. De acordo com dados da IDF, em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença, sendo que um alto percentual vive em países em desenvolvimento. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de diabéticos e aparecem 500 novos casos por dia.
O objetivo da data – homenagem ao nascimento de Frederick Banting, cientista que junto com Charles Best, descobriu a insulina, em 1921 – é chamar a atenção à prevenção e ao tratamento adequado, a fim de evitar complicações, melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto sobre os pacientes, familiares e sociedade em geral, incluindo os custos para os sistemas de saúde.
O logotipo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul. Em muitas culturas, o círculo simboliza a vida e a saúde. O azul representa o céu, que une todas as nações e simboliza a comunidade internacional do diabetes.
Texto: Cleamy Albuquerque
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315