Prefeitura prepara Dia Rosa para o combate ao câncer entre mulheres

Por Prefeitura de Manaus

09/10/2015 16h53

Icone audio

combatecancerdiarosa (2)

 

Para ampliar o acesso das mulheres aos serviços e intensificar as ações de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo de útero, a Prefeitura de Manaus vai promover uma grande mobilização no dia 17 de outubro, próximo sábado, envolvendo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas da rede municipal para atender a população feminina, das 7h às 12h.

 

Nessa data, denominada de Dia Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), órgão por meio do qual a ação será promovida, irá intensificar a coleta de material para o exame preventivo (prioritariamente para mulheres de 25 a 64 anos), a solicitação de mamografias, as atividades educativas de prevenção ao câncer e a oferta da vacina contra o vírus HPV, um dos causadores do câncer de colo de útero.

 

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que a mobilização faz parte das diversas ações que estão sendo desenvolvidas por profissionais de saúde como parte do Outubro Rosa, movimento mundial que pretende estimular o combate ao câncer de mama, sendo que no Amazonas também é reforçada prevenção ao câncer de colo de útero.

 

“As ações estão sendo desenvolvidas durante todo o mês de outubro, com a mobilização da sociedade e a realização de ações em parceria com empresas, instituições públicas, escolas, centros de convivência e igrejas”, destacou Homero de Miranda Leão.

 

Programação

Uma das ações foi realizada na manhã desta sexta-feira, 9 de outubro, na sede empresa Eucatur, no bairro Crespo (zona Sul), oferecendo atendimento para um público de 200 mulheres, além de trabalhadores homens. A ação foi executada por profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), que realizaram a coleta de material para 40 exames preventivos e ofereceram serviços de aferição de pressão arterial, vacinas contra febre amarela, influenza, sarampo, rubéola e caxumba, e palestras sobre Saúde Bucal, Saúde do Idoso, Saúde do Homem e sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.

 

A ação beneficiou trabalhadoras como Débora Amorim da Silva, técnica de enfermagem da Eucatur. “Esse trabalho dentro da empresa é importante porque permite que os trabalhadores participem de ações de prevenção e recebam as orientações necessárias para cuidar da própria saúde. E também é uma forma de facilitar o acesso aos serviços de saúde para as pessoas que trabalham”, destacou Débora Amorim.

 

Também nesta sexta-feira foi promovido um passeio para uma turma de 80 idosos atendida por quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nas comunidades São Pedro, Pau Rosa, Ada Viana e Efigênio Sales, do Distrito de Saúde Rural, da parte terrestre da BR-174 e AM-010.

 

De acordo com a diretora da UBS São Pedro, Vanderlane Lacerda, o objetivo da ação era integrar os usuários das quatro UBS para que eles trocassem ideias sobre o Outubro Rosa e informações sobre a saúde do idoso. “A maioria mora em ramais e fizemos um esforço coletivo para que todos participassem. Ver o sorriso deles ao entrarem no Mercado Adolpho Lisboa, que é um ícone da nossa história, fez valer a pena todo sacrifício”, comentou.

 

O casal Maria da Conceição Constantino, 61, e Antônio Pires da Costa, 66, ficou feliz pela oportunidade de fazer turismo na própria cidade. “Há mais de dez anos a gente não vinha no Mercado”, disse dona Maria. Já Maria do Carmo Silva, 60, usuária da UBS do Pau Rosa (Km 6, BR-174), foi convidada pela Agente Comunitária de Saúde e topou na hora. “Foi muito divertido. Gostei da palestra no ônibus, de conhecer outras pessoas. A mensagem que ouvi e vou praticar é que devemos viver em união uns com os outros”, destacou a idosa.

 

Após a visita ao Mercado Adolpho Lisboa, o grupo seguiu para a Igreja dos Remédios. Lá foram recebidos pelo pároco que deu as boas-vindas e apresentou o local que também faz parte do roteiro histórico da cidade. “Esta é uma das igrejas mais antigas de Manaus. Foi construída em 1818, sobre um cemitério indígena. Hoje está tombada pelo Patrimônio Histórico”, disse o pároco Pe. Bento, comemorando a iniciativa do órgão.

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio e Cleamy Albuquerque

Fotos: José Nildo

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa):92 3236-8315