Prefeitura participa do Centro Vivo em favor das pessoas em situação de rua

Por Prefeitura de Manaus

17/12/2015 14h32

Icone audio

Uma ação social em prol dos moradores de rua de Manaus, reuniu órgão estaduais, municipais e sociais da capital. A terceira edição do “Centro Vivo”, realizada nesta quarta-feira na quadra do Colégio Estadual dom Pedro II, no Centro da Cidade, ofereceu diversos serviços à população que habita nas áreas urbanas da cidade. Atividades culturais, saúde e cidadania foi o principal objetivo dos órgãos que uniram esforços para que o mutirão acontecesse.

 

A Secretaria Municipal da Mulher de Assistência Social e Direitos Humanos, a Semmasdh, esteve na ação realizando abordagem dos moradores de rua do entorno e auxiliando na emissão de documentos e atenção especial.

 

“Apoiamos o Governo do Estado nessa iniciativa de trabalhar a população em situação de rua que estão nas áreas da Eduardo Ribeiro, Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marcilio Dias e todo o entorno do mercado Adolpho Lisboa”, disse a primeira-dama e secretária da Semmasdh,  Goreth Garcia Ribeiro.

 

A secretaria de Estados de Justiça, Direitos Humanos e cidadania, a Sejusc, emitiu documentos básicos, como, RG, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento, além de, teste rápido de HIV. “Nós estamos trabalhando na expectativa de que eles tirem a documentação civil, para que eles possam ter acesso há alguns programas sociais que já temos, tanto no município, quanto no estado”, ressaltou a secretária da Sejusc, Graça Prola.

 

Entre os que buscaram atendimento e serviço no mutirão estava o ex-morador de rua João Mota de Alencar, 38, que foi emitir a segunda via da carteira de identidade. Foi nesta ação que ele conheceu o projeto Centro Pop da Semmasdh. Há um ano como bolsista do projeto, João teve qualificação profissional e hoje recebe o auxílio de R$ 551 reais. O projeto trouxe para ele independência financeira e qualidade de vida. Ele saiu da rua e hoje tem lar para descansar e dormir sossegado.

 

“Se não fosse esse programa eu viveria na rua. Agradeço a Deus e ao pessoal do Centro Pop, porque me deram uma oportunidade e com isso, hoje estou trabalhando”.

 

O serviço Social de Comércio do Amazonas (Sesc/AM) participou da programação doando roupas, calçados e cortes de cabelo.

 

John Carlos de 27 anos, aproveitou para mudar o visual. “A gente aproveita essas ações para nos cuidar do visual e também conseguir uma roupa e documentação”, disse o jovem baiano que está na cidade há cinco anos sem família e morando nas calçadas do centro.

 

Houve também distribuição de sopas, oficinas de canto e teatro, música, dança, apresentação de peças teatrais e informações sobre receitas alternativa que podem ser utilizados no período natalino.

 

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc),Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria de Estado de Assistência Social do Amazonas (Seas),Polícia Militar (Politur), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), também fizeram parte do projeto.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 923215-4616