Prefeitura participa de comemorações pelos 60 anos da Fundação Alfredo da Matta
28/08/2015 15h38

Referência no tratamento da hanseníase e outras dermatoses, a Fundação Alfredo da Matta (Fuam) comemorou, nesta sexta-feira, 28, seus 60 anos de atividade. Credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para controle, treinamento e pesquisa em hanseníase, a entidade também oferece serviços de cirurgias dermatológicas para pacientes com câncer de pele, bem como tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Participando da solenidade festiva, na sede da Fundação, na zona Centro-Oeste da cidade, o prefeito em exercício, Wilker Barreto, destacou a qualidade do atendimento prestado pelos servidores do órgão. “Vim aqui trazer o carinho e a admiração de todos os servidores do Município pelo trabalho humanitário aqui realizado. São pessoas que cuidam da cura, mas também do espírito dos pacientes”, disse.
De acordo com o governador José Melo, o Amazonas já ocupou o primeiro lugar no índice de hanseníase, atualmente ocupando a 18ª posição. No Brasil, as ações estão bem próximas de alcançar a meta de eliminação da doença que é um caso a cada dez mil habitantes. Dados do Ministério da Saúde revelam que o índice atual é de 1,27 caso a cada dez mil brasileiros.
“Esse é resultado de um trabalho sério e comprometido de inúmeros profissionais. Hoje recebemos e damos contribuição para especialistas de diversas partes do mundo e isso é motivo de muito orgulho. Ainda temos muito para avançar, mas os ganhos são enormes, porque antes os hansenianos eram segregados e hoje conseguem conviver na sociedade”, destacou o governador.
A Fundação Alfredo da Matta foi fundada em agosto de 1955 e atua não apenas na assistência aos seus pacientes, mas também nas áreas do ensino e pesquisa, contribuindo de forma valiosa para a capacitação de profissionais da saúde do Estado do Amazonas. “São 60 anos de experiência e estamos aprimorando cada vez mais os nossos conhecimentos. Já somos uma casa de ensino, há 29 anos realizando residência médica e contribuindo para a formação de vários profissionais”, ressaltou Francisco Hélder Cavalcante, diretor-presidente da Fundação Alfredo da Matta.
FOTOS: Karla Vieira (Semcom)