Prefeitura participa de comemorações de 25 anos de ECA com atividades de saúde, esporte e cidadania
18/07/2015 13h31

O encerramento da semana de aniversário de 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi comemorado em Manaus com extensa programação no Festival “ECA e a Participação Social dos Adolescentes”, contando com a atuação da Prefeitura de Manaus em atividades de promoção de saúde, esporte, lazer e cidadania, durante este sábado, 18 de julho, no Sest Senat, bairro Jorge Teixeira.
Entre as ações voltadas para os jovens que participaram do evento estavam rodas de conversas para divulgação e entrega de 1.400 unidades de caderneta de saúde do adolescente (700 para meninas e 700 para meninos), distribuição de 10.000 preservativos e apresentação de vídeo educativo sobre saúde do adolescente, atividades realizadas pela equipe do Núcleo da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
“É uma comemoração muito importante para toda a comunidade, pois lembra a todos nós os direitos a que esses jovens tiveram acesso a partir do ECA, em especial, todas as vitórias para a saúde desse público apresentando uma evolução significativa para a observação dos cuidados com eles”, relatou Ivone Amazonas Marques, chefe do núcleo envolvido na ação.
O Festival é fruto da parceria do UNICEF com diversas secretarias do Estado do Amazonas e do Município de Manaus – envolvendo ainda os setores de educação, assistência social e cultura – além de empresas, órgãos de mídia, organizações da sociedade civil e conselhos de direito que estão envolvidos na Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Manaus. A PCU é um esforço de vários parceiros para a redução das desigualdades em grandes cidades, como a capital do Amazonas.
Os jovens dos bairros Jorge Teixeira e São José participaram de mais de 50 atividades como oficinas de audiovisual, grafitagem, hip hop, skate, circo, capoeira, teatro, dança, reciclagem, rodas de conversa, sessões de cinema, talk show, atrações culturais, emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho), práticas de esportes e artes marciais, brincadeiras, sorteios de brindes, exposições e muitas outras oportunidades de formação, expressão, troca de experiência e experimentação. A estimativa de participação divulgada pela organização é de aproximadamente 1 mil crianças e adolescentes.
“Este Festival é uma comemoração pelos 25 anos do Estatuto e também uma oportunidade de reflexão sobre os desafios. O Brasil e, em especial, Manaus têm muito para celebrar, mas ainda existem trilhas importantes a serem percorridas para a plena garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes. A participação deles é um direito, e outros também são necessários, sobretudo, nos bairros mais vulneráveis dos centros urbanos, algo que só conseguimos a partir do esforço coletivo, incluindo os diversos parceiros e, em especial, a Prefeitura e o Governo do Estado”, comentou o chefe da Plataforma Amazônia do UNICEF, Unai Sacona.