Prefeitura orienta Advam na oferta de cursos para pessoas com deficiência visual
09/07/2015 17h00

A Prefeitura de Manaus começou a tomar nesta semana, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef), as medidas necessárias para a oferta de cursos gratuitos de qualificação nas áreas de informática básica e braile pela Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Amazonas (Advam). Os cursos fazem parte da Emenda Parlamentar nº 299, aprovada pela Câmara Municipal de Manaus – CMM, de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB). Por meio dela, a prefeitura irá orientar a associação neste e outros trâmites burocráticos.
Na quarta-feira, 8, a gerente de Pesquisas e Projetos da Semtef, Ana Paula Patrocínio, se reuniu com o presidente da entidade, Raimundo Martins de Oliveira e a assistente social, AndrezzaFernandes, e orientou como a Advam deve elaborar o projeto para o investimento de R$ 50 mil – como prevê a Emenda – para a compra de computadores, impressoras, material de escritório e oReglete (instrumento utilizado para a escrita do Braile).
Ana Paula explicou que os recursos da Emenda Parlamentar vão beneficiar, até dezembro deste ano, um grupo de 40 deficientes visuais associados da Advam. “É importante salientar que apenas deficientes visuais podem ter acesso aos cursos, que serão aplicados dentro da própria associação, no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste”, disse.
O presidente da Advam disse que a medida é importante para facilitar a colocação de deficientes visuais no mercado de trabalho por meio do Sine Manaus. Atualmente, de acordo com a associação, existem em Manaus cerca de 210 mil pessoas com deficiência visual.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef): 99103-5820/ 99271-3209 – 98855-1475
Foto: Assessoria de comunicação