Prefeitura notifica supermercado por despejar lixo na calçada

Por Prefeitura de Manaus

04/01/2014 7h32

Icone audio

preffiscasuplixo2

 

A prefeitura de Manaus notificou, na noite desta sexta-feira, 3, um supermercado localizado na Avenida Laguna, no Lírio do Vale 1, zona Centro-Oeste, por despejar lixo na calçada. A notificação foi feita pessoalmente pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado do secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias. Ele identificou o problema enquanto inspecionava a coleta do lixo doméstico das ruas da cidade.

 

“Nós vamos notificá-lo para que resolva de forma pacifica esse problema porque se não for resolvido, vamos tomar medidas mais duras. Este supermercado produz muito lixo e tem que arcar com a responsabilidade de dar um destinação ao lixo. Com certeza, ele paga seus imposto e tem os direitos dele, mas a prefeitura não pode ficar recolhendo o lixo que ele produz, senão não recolhe o que é produzido nos bairros. Então, quem produz lixo em grande quantidade, é o responsável por dar um destino ao seu material para que possamos dar atenção ao lixo doméstico”, comentou.

 

O responsável pelo supermercado se comprometeu a passar a recolher o próprio lixo. De acordo com o prefeito, o trabalho será monitorado pela prefeitura em todas as zonas da cidade.

 

“Aqui estamos vendo uma grande quantidade de material que poderia ser reciclado, que poderia estar sendo destinado a outros fins, mas infelizmente estamos vendo essa cena, que é lamentável. Nós conversamos com o responsável pelo supermercado, que se prontificou a fazer o trabalho dele”, destacou Arthur.

 

Lixeiras

Ainda na noite desta quinta-feira, o prefeito retornou às ruas Thomas Edson e Duarte Galvão, no Nova Esperança 1, na zona Centro-Oeste, para se certificar que as lixeiras haviam sido colocadas pela Semulsp. Os depósitos foram afixados e nelas constam os horários em que o material doméstico deve ser descartado. “Agora, contamos com a colaboração dos moradores para que cumpram os horários, porque a prefeitura fará a parte que lhe cabe”, garantiu o prefeito.

 

O professor de jiu- jítsu, Enoch Cruz, 26, agradeceu, em nome dos comunitários, o trabalho feito pela prefeitura e disse que está, junto com outro colaboradores, disseminando a importância de se usar a lixeira e principalmente, em cumprir os horários estabelecidos para o descarte. “Nós só temos a agradecer ao prefeito Arthur e dizer a ele que vamos colaborar com a limpeza da nossa cidade”, afirmou.

 

O secretário da Semulsp, Paulo Farias, disse que durante a sexta-feira, equipes de educação ambiental estiveram no local e conversaram com os moradores. “Nós vamos e estamos fazendo o nosso trabalho, mas os moradores, também, devem fazer a sua parte”, comentou.

 

Fotos: Mário Oliveira
Texto: Carla Albuquerque