Prefeitura lança sistema de compras eletrônico que traz agilidade e economia

Por Prefeitura de Manaus

26/03/2014 16h38

Icone audio

Cerca de 150 servidores, entre diretores da área financeira e agentes de compras da Prefeitura de Manaus, participaram, na manhã de terça-feira, 25, do lançamento do módulo Intenção de Registro de Preço (IRP), parte do Sistema Eletrônico de Gestão de Compras que trará mais agilidade e economia dos recursos do Município. O evento foi realizado às 9h, no auditório da Prefeitura de Manaus.

 

Abrindo o evento, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), Serafim Meirelles Neto, agradeceu a parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), por intermédio do Convênio de Cooperação Técnica, que hoje possibilita consulta à base de dados do órgão estadual.

 

Ele destacou, ainda, que esse compartilhamento de informações contribuiu para aperfeiçoar o módulo que estava sendo desenvolvido, agregando confiabilidade e agilidade ao processo de compras. “Esta nova ferramenta, que foi atualizada e desenvolvida por servidores municipais sob coordenação do diretor de Departamento de Sistema de Tecnologia da Informação (DSTI), Reniere Cetraro Braga, visa preparar para os novos desafios da gestão pública”, ressaltou Meirelles.

 

De acordo com o gestor, esse avanço segue diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto, para reduzir custeio ao mesmo tempo e dar transparência ao processo de compras. “Além de automatizar a gestão pública torna-a eficiente e eficaz”, reforça o secretário.

 

Para Meirelles, como todo o processo será eletrônico, haverá economia, celeridade e maior segurança nas informações, potencializando sua utilização. “Acredito que é um primeiro passo na busca pela gestão eficiente, otimizando recursos e evitando desperdício de material e de recursos humanos”.

 

Na continuação, os técnicos do Departamento de Patrimônio e Banco de Preços (Depab) fizeram uma demonstração, apresentando as várias etapas informatizadas do processo, destacando a catalogação, o banco de preços e o sistema de registro de preços modernizados.

 

Segundo a subsecretária de Gestão de Processos, Ricarda Pinho Galvão, com a adoção do processo eletrônico, será possível ampliar a elaboração e publicação de atas contendo os produtos e serviços mais utilizados pelas unidades gestoras da Prefeitura de Manaus. “Com isso haverá a otimização de todo o processo de compras”, prevê.

 

Treinamento

Ao final da apresentação, a diretora do Depab, Tacyana Barbosa da Silva, informou que o departamento elaborou um treinamento voltado para os agentes de compras dos órgãos municipais, a fim de capacitá-los para lidar com a nova ferramenta. A atividade será conduzida pelas técnicas Márcia Leal Ferreira; Severina Araújo e Brenda Marinho Isper e acontecerá durante os dias 1, 2 e 3 de abril, às 14h, no auditório da Semad, situado na rua São Luiz, nº 416 – 5 º andar –   Adrianópolis.

 

Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão.

Assessoria de Comunicação: 321 3442