Prefeitura lança segunda edição da Revista do Artesanato

Por Prefeitura de Manaus

19/03/2015 14h41

Icone audio

revistartezseg (2)

 

Em comemoração ao dia do Artesão, celebrado no dia 19 de março, o prefeito Arthur Virgílio Neto lançou na manhã desta quinta-feira, a segunda Revista do Artesanato, elaborada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Social (Semtrad). O lançamento aconteceu no Café Teatro Les Artistes e contou com a presença de todos os artesãos envolvidos no projeto.

 

A edição apresenta os trabalhos e os contatos de 52 artesãos que atuam na cidade de Manaus, evidenciando seus produtos, os materiais usados e as técnicas aplicadas.

 

Para o prefeito é uma ferramenta muito boa para ajudar na divulgação do trabalho de quem vive do artesanato e também para divulgar esses trabalhos em outras regiões, uma vez que a cidade se prepara para receber mais turistas.

 

“Uma revista que expõe o que eles fazem e demonstra os planos que começamos a desenvolver para dar mais oportunidade de crescimento e de criação aos nossos artesãos”, disse Arthur.

 

O secretário da Semtrad, David Reis, destacou que é uma das prioridades da secretaria gerar mais oportunidades e renda aos artesãos e ainda ajudá-los a divulgar sua arte e cultura.

 

“Isso é importante porque divulga os trabalhos deles em órgãos públicos municipais, estaduais e federais e também no aeroporto. Não há artista que sobreviva sem divulgar seu trabalho”, disse o secretário.

 

A Semtrad possui o Departamento de Economia Solidária (DES) responsável por desenvolver atividades econômicas de produção, distribuição e consumo através da geração de trabalho e inclusão social. O departamento foi responsável pela elaboração da revista como meio de divulgação dos trabalhos e uma forma de elevar a autoestima dos artesãos.

 

“Com certeza se mostrou uma ferramenta eficaz, por isso estamos na segunda edição. Cada peça de artesanato é uma obra de arte, então estamos valorizando a questão da cultura com essa ferramenta que divulga o trabalho deles”, disse o chefe do DES, Virgílio Melo.

 

Para a artesã Val França, a revista é uma forma a mais de levar o trabalho a outros lugares a exemplo da primeira edição que chegou a eventos na França e na Bélgica.

 

“Essa revista representa muito para nós. Ela está mais bonita e apresenta novos artesãos e aguardamos as olimpíadas para podermos divulgar mais nosso trabalho por outros lugares”, disse a artesão ao mostrar seu trabalho na revista.

 

Matéria: Ulysses Marcondes

Fotos: Márcio James/Semcom