Prefeitura lança programa de idiomas para servidores com foco na Copa de 2014

Por Prefeitura de Manaus

22/02/2013 15h57

Icone audio

A Prefeitura de Manaus vai lançar, em abril, o Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014, voltado para servidores do município. O objetivo é oferecer aulas de inglês e espanhol aos recursos humanos que atuam em áreas estratégicas para recepção do evento esportivo em Manaus. Na primeira etapa do programa, prevista para ter início em abril deste ano, serão capacitados servidores que atuam em segmentos onde há contato direto com os visitantes: trânsito, segurança, turismo e saúde. O Programa será coordenado pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (FESPM) e atenderá, inicialmente, 510 servidores.

A diretora presidente da FESPM, Luiza Bessa Rebelo, destaca que os cursos de inglês e espanhol já faziam parte da grande curricular da FESPM, mas a proposta do novo programa é intensificar a capacitação com foco na Copa de 2014, seguindo uma orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto. Um dos projetos já anunciados pelo prefeito, nesta área, e que está em fase de desenvolvimento, é estender a capacitação em idiomas para a população.

Luiza Rebelo frisa que o Programa de Capacitação em Idiomas Manaus Copa 2014 está sendo desenvolvido com a participação da Secretaria Municipal de Sáude (Semsa), do Manaustrans, Manauscult e do Gabinete Militar. “A atuação em parceria é estratégica, uma vez que esses órgãos são responsáveis pela linha de frente no atendimento de pessoas provenientes dos demais estados do Brasil e do exterior, ao longo do evento”, destaca. A diretora ressalta, ainda, que a ação atenderá uma necessidade específica, mas deixará, também, um legado para a receptividade e qualidade no atendimento ao visitante, em qualquer ocasião.

Os cursos de inglês e espanhol instrumental serão ministrados na sede da FESPM. Do total de 510 vagas disponíveis, 120 serão destinadas a servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); 250 são voltadas para agentes de trânsito; 100 para a Guarda Municipal e outras 40 são para os servidores que desenvolvem atividades nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT). Cada turma terá 60 horas de aulas.

A diretora explica que o conteúdo programático é instrumental, focado nas atividades desenvolvidas por cada área de trabalho. “Haverá abordagem geral sobre o idioma, formas de tratamento, apresentação pessoal, indicação de pontos turísticos e órgãos públicos, simulações de atendimento ao turista, tudo que pode auxiliar o servidor a se comunicar com o turista, de forma a atender as necessidades mais urgentes desse público”, disse. O conteúdo inclui, também, aulas práticas de abordagem ao turista.